A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoverá um debate com os candidatos à Presidência da República. Será no próximo dia 20 de setembro, às 21h30, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP). O evento é organizado pelo Santuário Nacional de Aparecida e Rede Aparecida de Comunicação.
Haverá transmissão ao vivo pela TV Aparecida e retransmissão pelas demais emissoras de inspiração católica do país, além da TV Cultura e de centenas de emissoras de rádio católicas.
O debate eleitoral será mediado por um jornalista e tem previsão de duração de duas horas. Algumas perguntas apresentadas aos candidatos serão sorteadas, outras feitas por bispos da CNBB e jornalistas previamente inscritos. Também estão previstas perguntas entre os próprios candidatos. Réplicas e tréplicas serão permitidas em alguns momentos.
Formato
O debate da TV Aparecida terá cinco blocos. No primeiro, o mediador fará a abertura, discorrendo sobre as emissoras que estão transmitindo. Em seguida, vai citar os nomes dos candidatos que estão presentes e os que não compareceram ao encontro. A primeira pergunta será destinada a todos os candidatos, que terão dois minutos para responder. Essa pergunta será feita por um bispo designado pela presidência da CNBB.
No segundo bloco, será aberta a possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. O mediador vai sortear o candidato que irá perguntar e o outro que responderá. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em dois minutos, réplica em um minuto e meio e tréplica em um minuto.
No terceiro bloco, as perguntas serão feitas por jornalistas indicados pela direção da Rede Aparecida de Comunicação. Os temas serão definidos previamente e as perguntas pré-definidas pela organização do debate. Será feito um sorteio na hora para definir qual candidato irá responder, no tempo máximo de dois minutos.
No quarto bloco, será aberta novamente a possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. O mediador fará o sorteio do candidato que irá perguntar e de outro para responder. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em dois minutos, réplica em um minuto 30 segundos e tréplica em um minuto.
No quinto e último bloco, as perguntas, com tema livre, serão feitas por bispos indicados pela CNBB, sendo um bispo para cada candidato. O mediador vai sortear na hora o candidato que irá responder. A pergunta será feita em até 30 segundos e as respostas deverão ser dadas em dois minutos. Neste bloco, também serão feitas as considerações finais de cada candidato, sendo que cada um terá um minuto.