Candidata a Senadora – número 131
Partido: PT
Município de origem: Conceição da Barra-ES, Transferindo-se aos 6 meses de idade para Cariacica
1- Nome dos suplentes:
1º – Perly Cipriano
2º – Cotinha
2- Relação entre os três poderes
A constituição determina que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário sejam independentes e harmônicos. O que vemos acontecer, hoje, é uma sobreposição do Poder Judiciário sobre os demais poderes. Defendemos o combate aos excessos e os privilégios existentes nos três poderes, como por exemplo, o famigerado auxílio moradia dos juízes. Defendemos, também, o controle externo do Judiciário.
3- Operação Lava Jato
A operação Lava Jato deveria combater a corrupção, entretanto, o que vimos é que se perdeu uma grande oportunidade de tratar, de forma correta, este problema que assola o Brasil desde a sua origem. O desrespeito à Constituição para perseguir lideranças políticas, como o presidente Lula, condenado sem nenhuma prova, depõe contra a operação. O juiz Moro age como se estivesse acima da lei. Quando os que deveriam dar exemplo no cumprimento da lei não o fazem, instala-se o casuísmo jurídico.
4- Reforma Política
Defendemos uma reforma política que garanta a equidade na disputa pelo poder, com financiamento público das campanhas eleitorais. Para o Legislativo defendemos a representação dos diversos segmentos que temos no país. Isto significa garantir a efetiva representação das mulheres, da população de negros e negras, da juventude, da população indígena, etc. Com esta medida corrigimos a distorção de se ter uma maioria, no Congresso Nacional, que representa os grandes grupos econômicos.
5- Legalização do aborto
Posso não concordar com o ato do aborto, mas quero defender o direito das pessoas, livremente, tomar suas decisões. O Estado deve promover a saúde integral da mulher para o pleno exercício dos direitos sexuais e reprodutivos. E isto não implica ser contra ou a favor do aborto, significa tratar o aborto como existente e de assegurar meios para a sua redução, através do amparo e do aconselhamento, por equipe multiprofissional, àquelas mulheres que se encontram diante de uma gravidez indesejada
6- Ideologia de Gênero
O que defendemos é a igualdade de gênero, pois não é possível que a mulher seja tratada numa condição de subalternidade. Ainda temos situação em que no exercício da mesma atividade profissional, a mulher tenha salário menor que o homem. Além disso, é preciso mudar a cultura patriarcal e machista, responsável pelo feminicídio, que é o assassinato de mulheres em razão do gênero.
7- Pretende cumprir o mandato integralmente?
Eleita senadora, serei o orgulho dos capixabas no senado, honrando o mandato a mim conferido, pois entendo que a soberania está no povo.
8- Outras considerações
Os três senadores capixabas votaram a favor do golpe que tirou uma presidenta honesta e colocou no poder uma quadrilha que está dilapidando o patrimônio brasileiro. Além disso, todos os três votaram a favor da Emenda Constitucional que congelou por 20 anos os investimentos na área social. Eleita senadora lutarei incansavelmente para derrubar esta vergonhosa Lei; a reforma trabalhista e a reforma da previdência dos golpistas. Somos a opção pela liberdade e a justiça social.