Em plena Festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Diocese de Colatina, doze cavaleiros de Governador Lindenberg e Colatina estão em contagem regressiva para iniciar uma aventura movida pela fé. Nesta quinta-feira (17/11), os cinco primeiros cavaleiros vão deixar Governador Lindenberg para começar um percurso de cerca de 130 quilômetros até o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu.
Antes da partida, às 6 horas da manhã, o grupo vai receber uma bênção especial do padre Deoclécio Tonon, na Praça São José, que fica no centro da cidade. Em seguida, eles seguirão para Colatina, onde vão encontrar o restante do grupo.
Esta será a primeira cavalgada da turma até o Santuário. O cavaleiro Daniel Elias da Silva é quem lidera o grupo. Ele recebeu o incentivo do padre David Campos Maciel Neto, da Paróquia São Sebastião, de Governador Lindenberg, para realizar a empreitada. Daniel é experiente: há quatro anos, participa da romaria dos cavaleiros ao Convento da Penha, em Vila Velha.
Para vencer os 130 quilômetros, a turma fará três pernoites, durante as quais vão contar com a acolhida de famílias da região. Grande parte do trajeto será feita por estradas de chão do interior. Em Colatina, porém, os cavaleiros planejam passar pelo centro da cidade e devem, assim, chamar a atenção de quem trafega por ali.
A previsão é de que o grupo chegue ao Santuário no próximo domingo (20/11) pela manhã para participarem da missa das 8h30, que será presidida pelo padre Deoclécio Tonon. Eles devem permanecer parte do dia no Santuário, retornando à tarde. A volta, porém, será de automóvel.