A Cáritas Diocesana de Colatina marcou presença na 25ª Feira Internacional de Economia Solidária (Feicoop), realizada no município gaúcho de Santa Maria (RS), de 12 a 15 de julho. As colaboradoras Glauziana Veronez e Lucia Fonseca, que são membros do Projeto de Economia Solidária e Sustentabilidade (Proes) da Cáritas de Colatina, representaram a entidade.
O evento foi a celebração do comércio justo e do cooperativismo. Por lá, muita coisa bonita foi apresentada, do têxtil ao alimentício: casacos, queijos, linguiças, biscoitos, pães, frutas, vinhos, cervejas e cachaças artesanais. Os povos indígenas mostraram sua cultura, sua arte. Os quilombolas e comunidades tradicionais também compartilharam seus saberes.
Mais de 302 mil pessoas passaram pela feira para apresentar seu trabalho, trocar experiências, comercializar e adquirir produtos. Houve também uma programação intensa com rodas de conversas, debates, seminários e reuniões.
A 25ª Feicoop contou com a representação de 3,5 mil empreendimentos organizados em rede, 583 municípios, 26 estados brasileiros e o distrito federal. Foram expostos mais de 10 mil variedades de produtos oriundos da economia solidária.
Para as colaboradoras da Cáritas Diocesana de Colatina que participaram da feira, foi uma experiência única, rica, cheia de aprendizados e trocas de informações. Elas perceberam a grandeza do movimento que colabora fortemente com a transformação social e econômica do Brasil. A organização e a interação dos vários países presentes mostraram o quanto a economia solidária é capaz de mudar realidades.
Com informações da Cáritas Diocesana de Colatina