O segundo dia da Assembleia do Regional Leste 2 foi dedicado ao tema central: a exortação apostólica do Papa Francisco Amoris Laetitia – sobre o amor na família. Durante toda esta quarta-feira (10/11), bispo, padres e leigos reunidos em Belo Horizonte (MG) debateram o assunto e apontaram os principais desafios que as dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo devem enfrentar no que envolve a família.
O vigário geral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), padre Antonio Tatagiba, foi quem apresentou o documento do Papa sobre a família, destacando seus principais pontos. “Temos a visão ideal do que deveria ser a família, mas existem muitos modelos e precisamos evitar que a ideia esteja separada da realidade. O caminho sinodal é importante para analisar a situação das famílias, alargar perspectivas e reavivar a consciência sobre a sua importância”, disse.
À noite, os participantes da assembleia celebraram missa no Santuário da Saúde e da Paz, onde passaram pela Porta Santa. O arcebispo de Vitória, dom Luiz Mancilha Vilela, presidiu a celebração.
A Diocese de Colatina está representada nesta assembleia pelo seu bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias; pelo coordenador diocesano de Pastoral, padre Joseumar Miranda da Silva; pelo representante dos presbíteros, padre David Campos Maciel Neto; e pelo secretário de Pastoral, Ledesmar José Walger. Há também padre Roberto Marcelino de Oliveira, que é secretário executivo do Regional Leste 2 e integra a equipe coordenadora da assembleia.