Arcebispos, bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes de presbíteros, leigos e leigas, e lideranças regionais das pastorais e movimentos sociais de Minas Gerais e Espírito Santo reunidos em Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2 refletem sobe “Presença viva de leigos e leigas animando as Comunidades”. O encontro que reúne 150 participantes teve início na terça-feira, 11, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte.
No primeiro dia de trabalho, os participantes, assessorados pelo professor Pedro Ribeiro, refletiram sobre Análise de Conjuntura Social e Politica. Em sua exposição prof. Pedro propôs reflexões sobre a reforma politica e seus desdobramentos após as eleições 2014, a situação politica brasileira, desdobramentos da crise climática e o papel dos movimentos sociais no cenário atual. Segundo professor Pedro a analise de conjuntura tem especial importância em vista a Campanha da Fraternidade 2015 “Fraternidade, Igreja e Sociedade”. Para ele “a Igreja precisa entender os sinais dos tempos para anunciar eficazmente a Boa Notícia da Vida”.
As atividades desta quarta-feira,12, foram divididas em atividades por subgrupos. No período da manhã, arcebispos e bispos tiveram sessões de trabalhos reservadas; coordenadores de pastoral e representantes de presbíteros em atividades especificas. Já o grupo de leigos e leigas participaram de uma formação do Estudo do Documento 107 da CNBB “Cristãos Leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, conduzido pelo vice-presidente do Conselho do Laicato do Brasil, Laudelino Azevedo.
No período da tarde, o tema central da Assembleia “Presença viva de leigos e leigas animando as Comunidades” foi assunto de pauta. A assessoria ficou a cargo do subsecretario adjunto de pastoral da CNBB, padre Francisco Wloch que, a partir do documento 107, falou das perspectivas e desafios de leigos e leigas e sua atuação como sujeitos eclesiais em suas diversas realidades locais.
A pauta da Assembleia Regional de Pastoral que termina nesta quinta-feira, 13, inclui uma mesa de estudo “Presença leiga nas comunidades – Caminho de portas abertas” com a presença do superintendente do Instituto Axis, Adilson Souza; do coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, Dr. Nelson Arns; o casal coordenador do Núcleo de Formação da Pastoral Familiar, Ênio e Aparecida; do secretário da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Rodrigo Pires; e da coordenadora do Conselho Regional de Leigos do Leste 2, Sônia Gomes.
A Diocese de Colatina está representada pelo Administrador Apostólico, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, Bispo Emérito, Dom Décio Sossai Zandonade, Coordenador de Pastoral, padre Roberto Marcelino de Oliveira, além do representante dos Presbíteros, padre Paulo Dal´Bo e do padre Edgar Rigoni.