A partir do chamado que a Igreja no Brasil vem fazendo à sociedade com o tema da Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e Superação da Violência”, e sendo a família um dom de Deus, a Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar conclama a família, em especial, para refletirem sobre a problemática da violência e como superá-la.
A violência, no sistema familiar, deixa cicatrizes e marcas. Seja violência psicológica, verbal, física ou sexual, sempre gera dor e sofrimento. Deus é amor e a família foi constituída pelo amor e para o amor. Portanto, é pelo caminho da misericórdia e do amor que a família pode superar a violência e ressignificar a dor. O papel da família como célula importante na sociedade é realmente semear uma cultura de paz.
Hoje, se faz necessário resgatar a confiança no sistema familiar como “igreja doméstica”, rezando e pensando na autenticidade do amor, da convivência e da partilha fraterna.
Por meio das iniciativas da Pastoral Familiar, junto as nossas famílias, seremos uma semente da esperança num contexto de violência. Que a Sagrada Família, Jesus, Maria e José, abençoe e proteja nossas famílias.
Padre Paulo Sergio Ribeiro Barbosa e Casais
Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar