A Área Pastoral Linha Ita promoveu, no último dia 8 de agosto, em Itarana, um estudo sobre o Decreto Conciliar Ad Gentes (Para as Nações). A iniciativa seguiu as orientações da Coordenação Diocesana de Pastoral para realizar essa formação junto a 50 conselheiros e lideranças.
Ad Gentes trata da atividade missionária da Igreja, reconhecendo e reafirmando que a Igreja de Jesus Cristo tem natureza missionária, afinal o próprio Jesus assim convocou “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!” (Mc 16,15). O documento, dividido em seis capítulos, foi promulgado pelo Papa Paulo VI em 7 de dezembro de 1965, nascendo das novas reflexões teológicas, eclesiológicas, litúrgicas e ecumênicas do Concílio Vaticano II e a partir das novas práticas pastorais.
O encontro na Área Ita foi assessorado pelo padre Robson de Castro Cunha, da Arquidiocese de Vitória. “Tivemos a oportunidade de recordar a convocação que o Concílio Vaticano II fez a toda Igreja para que mergulhasse num profundo processo de revisão eclesial para ser uma presença efetiva no mundo”, disse o padre Joseumar Miranda da Silva, coordenador de Pastoral e padre da Paróquia Missionária São Francisco de Assis, em Laranja da Terra.
A Área Ita é composta pelas paróquias localizadas nos municípios de Itarana, Itaguaçu, Santa Teresa, Baixo Guandu, Laranja da Terra e São Roque do Canaã.