Cerca de 60 delegados, entre leigos e padres, definiram as duas prioridades pastorais que vão nortear as atividades da Área BR-101 Sul pelos próximos três anos. A assembleia desta área pastoral foi realizada no último sábado (4/6), na Paróquia São João Batista, em Aracruz.
O processo foi acompanhado por membros da comissão central da Assembleia Diocesana. O coordenador de Pastoral, padre Joseumar Miranda da Silva, e o assessor teológico da Diocese de Colatina, padre Giovani Marinot Vedoato, orientaram os trabalhos.
A assembleia da Área Pastoral BR-101 Sul contou com a participação de representantes de todas as suas seis paróquias, que estão distribuídas entre os municípios de Aracruz, Ibiraçu e João Neiva.
As prioridades definidas serão validadas durante a 9ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que vai acontecer no próximo mês de agosto.
Padres Miranda e Giovani durante a Assembleia da Área BR-101 Sul
Esta foi a última área pastoral a realizar sua assembleia. A anterior aconteceu em maio e reuniu as sete paróquias que compõem a Área Pastoral de Colatina. Quase cem pessoas participaram do processo, que também contou com membros da comissão central da Assembleia Diocesana, incluindo o bispo, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.
9ª Assembleia Diocesana de Pastoral
Com o tema “Unidade na Diversidade” e o lema “Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo” (1Cor 12,4), a dinâmica desta 9ª Assembleia de Pastoral é diferente daquela utilizada nas edições anteriores. Desta vez, a assembleia acontece em várias etapas, culminando em agosto com a aprovação do Projeto Diocesano de Evangelização 2016-2019. Mas, o trabalho não termina aí. Em novembro, as áreas pastorais voltam a se reunir em assembleia para elaborar, cada uma, seu Plano de Pastoral, com as atividades práticas. Essa fase contará com a assessoria do padre João Batista Maroni, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.