A Igreja no Brasil celebra, em agosto, o Mês Vocacional. Neste ano, a temática é “Seguir Jesus à luz da fé”. “O objetivo principal é animar e reanimar as comunidades, paróquias e dioceses, a fim de que rezem pelas vocações, de forma especial incentivando as orações e promovendo as vocações em cada realidade e da sua maneira”, destaca o coordenador nacional da Pastoral Vocacional, padre Elias Aparecido da Silva.
Cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação. No primeiro, celebra-se o sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à Semana da Família; no terceiro, a vida consagrada; e por fim, no quarto, a vocação dos leigos.
Padre Elias convida os fiéis a celebrar este mês na sensibilidade da oração, colocando-o como intenção no seu terço ou no grupo de oração. Segundo o padre, cada um pode rezar do seu modo e ajudar a promover a vocação em suas comunidades.
O Mês Vocacional foi instituído em 1981, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante sua 19ª Assembleia Geral, com o objetivo de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.
Informações da CNBB