Vitória, a capital do Espírito Santo, sediou o mais importante encontro de comunicação promovido pela Igreja no Brasil: o Mutirão Brasileiro de Comunicação. A nona edição do evento aconteceu de 15 a 19 de julho e reuniu 500 comunicadores vindos de todas as regiões do país. O tema central “Ética nas Comunicações” foi discutido por vários especialistas, em debates e grupos de trabalho.
O bispo dom Joaquim Wladimir Lopes Dias esteve presente no Mutirão, bem como comunicadores e padres da Diocese de Colatina.
Assuntos empolgaram o público
No segundo dia de Mutirão, a professora Elizabeth Barros e o bispo dom Leomar Brustolin deixaram provocações e reflexões importantes sobre a ética, o indivíduo e a religião. O Muticom ainda recebeu a participação de uma comitiva alemã e a palestra sobre internet e redes sociais, do presidente da Comissão de Comunicação da Conferência Episcopal Alemã, dom Gebhard Fürst.
O terceiro dia de evento também deixou os participantes empolgados com a temática abordada e as discussões propostas pelos palestrantes. O professor Elson Faxina falou sobre a Igreja Católica na mídia e o jornalista Caco Barcellos trouxe histórias que indicam a espetacularização da notícia.
O Mutirão encerrou com missa no Convento da Penha, em Vila Velha.
Fotos: Elias Silva/Singular