Nos dias 27 e 28 de agosto deste ano, em Ibiraçu, será realizada a 9ª Assembleia de Pastoral da Diocese de Colatina, que traz como tema “Unidade na Diversidade” e como lema “Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo” (1Cor 12,4). Leigos, padres, diáconos, religiosos e religiosas de todas as paróquias estarão presentes para definir as prioridades pastorais para os próximos três anos.
Trata-se de um momento único voltado também para avaliar, com zelo e atenção, a caminhada da Diocese de Colatina nos últimos quatro anos, observando os acertos, os erros, os avanços e as oportunidades.
Para tornar o processo mais eficaz e democrático, esta nona edição da Assembleia Diocesana inaugurou uma nova dinâmica de trabalho, envolvendo diretamente a participação das comunidades, paróquias e áreas pastorais.
Assembleias paroquiais e de área pastoral
Em 2015, as paróquias promoveram as assembleias paroquiais, apontando as suas prioridades. Neste ano, foi a vez das áreas pastorais discutirem os rumos da evangelização. Finalmente, em agosto, representantes de toda a Diocese de Colatina se encontrarão para validarem as decisões tomadas e aprovarem o Projeto Diocesano de Evangelização 2016-2019. Cada área pastoral terá duas prioridades para serem postas em prática até 2019.
Plano de Pastoral
Para saber como caminhar a fim de alcançar os objetivos, as áreas pastorais voltam a se reunir, em novembro, para elaborar, cada uma, o seu Plano de Pastoral. Essa fase contará com a assessoria do padre João Batista Maroni, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.
Comissão central
O trabalho de organização da 9ª Assembleia Diocesana de Pastoral é conduzido por uma comissão central composta pelos seguintes membros: o bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias; o coordenador diocesano de Pastoral, padre Joseumar Miranda da Silva; o assessor teológico, padre Giovani Marinot Vedoato; o secretário de Pastoral, Ledesmar José Walger; e a assessora de comunicação, Fernanda Farina Fraga.