Cerca de 600 educadores participaram do 17º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação, realizado no último sábado (8/10), no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, que fica em Ibiraçu. Foi o primeiro evento presencial da Pastoral da Educação da Diocese de Colatina após dois anos de pandemia.
“Educar para o Humanismo Solidário” foi o tema proposto para o encontro e conduzido pelo professor e compositor Jorge Trevisol, que veio do Rio Grande do Sul especialmente para esta edição do evento.
As reflexões propostas por Trevisol foram ao encontro do Pacto Educativo Global, que é um chamado do Papa Francisco por uma ampla aliança pela educação capaz de superar as fragmentações e os contrastes e de construir o tecido das relações em ordem de uma sociedade mais fraterna.
Para o palestrante, a sabedoria africana nos ensina que “para educar uma criança é necessária uma aldeia inteira” e, por isso, devemos cultivar o sonho de um humanismo solidário que corresponda às expectativas do homem e aos desígnios de Deus.
A programação incluiu ainda apresentações culturais e missa presidida pelo bispo diocesano de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa.
AGRADECIMENTO
O coordenador diocesano da Pastoral da Educação, professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, ficou muito feliz com o resultado do encontro, especialmente com a presença de tantos educadores nesse momento de retorno da pandemia. E, com esse espírito de gratidão, ele deixa a seguinte mensagem:
A todas as instituições parceiras e aos agentes da Pastoral da Educação,
A gratidão é uma das mais belas virtudes do ser humano. Precisamos agradecer a Deus, em especial, pelo dom da vida e pela oportunidade que nos dá a cada dia de ser, no mundo, sinais de esperança para tantas pessoas.
O 17º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação só aconteceu graças ao apoio e a dedicação de tantas mãos parceiras. Foi uma festa bonita! Bonito é ver tantos educadores e educadoras em prol de uma educação promotora da ética, do respeito, da solidariedade, da fraternidade e da justiça, na perspectiva do humanismo solidário.
Muito obrigado por acreditar que a espiritualidade precisa fazer parte de nossas escolas e demais instituições educativas, tornando o nosso mundo mais humano e fraterno!
Fraternalmente,
Professor Anderson Mendes Batista dos Anjos
Coordenador Diocesano da Pastoral da Educação
DEPOIMENTOS
Parabéns pelo encontro! Obrigada pelo convite. Deus abençoe sempre todos que atuam e são parceiros da Pastoral da Educação. Conte sempre conosco!
Grande abraço,
Professora Wanessa Z. Sechim
Secretária de Educação de Nova Venécia
—
Gratidão a vocês pela realização desse belo evento. Pessoas maravilhosas, sedentas de crescimento. Muito grato pela recepção, pelo carinho, pela bela celebração, pelos cantos da missa, pela dança da África… tudo me tocou muito. Grato ao bom Deus por nos aproximar em favor de seu Reino.
Professor Jorge Trevisol
Palestrante
—
Participar do Encontro Diocesano da Pastoral da Educação é sempre uma alegria muito grande. Tudo é preparado com muito carinho, a missa, a palestra, o santuário, juntos te fazem refletir, te proporcionam momentos de muita paz, espiritualidade, oração e formação. É a Igreja cuidando de nós, educadores, para que possamos aprender ainda mais com o grande Mestre, o Cristo Senhor Nosso.
Rafael Calci
Secretário Municipal de Educação de São Roque do Canaã
—
Encontro maravilhoso!
Missa com aquela catequese belíssima e profunda do nosso bispo, apresentação cultural muito significativa, lanche e almoço de forma prática, muito bom. A palestra ótima, de forma reflexiva, fazendo-nos perceber que é necessário ter o cuidado com nossa vida e dos que estão ao nosso redor. O entusiasmo é a força da alma. Acredite, não tenhas medo, vale a pena viver, pois somos iluminados pelo nosso Deus, que é amor.
Deosdete Rosa Spinassé Frigini
Coordenação de Catequese da Paróquia São João Batista (Aracruz)
—
O 17º Encontro da Pastoral da Educação se traduz em uma palavra: ENCANTAMENTO. Tudo o que nos aproxima de Deus é encantador, ainda mais quando estamos ao lado de pessoas tão queridas e amadas. Educar para uma humanidade solidária precisa ser nosso lema cotidianamente em todos os lugares, principalmente em nossas salas de aula, traduzindo o amor de Jesus Cristo aos nossos pequeninos por meio do acolhimento, do afeto e do nosso compromisso de ensinar. Se entusiasmo significa Deus dentro da gente, então, nesse encontro especial, tivemos a oportunidade de fazer uma reconexão com Deus e com nós mesmos por meio de um diálogo interior de espiritualidade.
Parabéns à equipe da Pastoral da Educação pela organização e beleza desse 17º Encontro!
Patricia Ferreira
Pedagoga da rede municipal de ensino de Colatina
—
O 17° Encontro da Pastoral da Educação foi simplesmente coroado de muito aprendizado e reflexões que muitas vezes passam despercebidos em nossa vida. Saí daquele ambiente natural com meu coração agradecido e meu espírito leve. Preciso ser diferente para fazer a diferença na vida de alguém. O carinho especial daquele bispo que me acolheu na chegada, suas belas palavras ditas com serenidade levarei para sempre, e as reflexões acompanhadas pela suavidade de cada canção do Jorge Trevisol. Sou grata a Deus e à Diocese de Colatina por ter proporcionado essa linda manhã de sábado para mim e para cada educador presente. Estávamos necessitando desse momento.
A palavra é GRATIDÃO!
Ivanilda do Rosário Cardoso
Professora e agente da Pastoral da Educação da Paróquia São Lucas Evangelista (São Mateus)