Reflexão Pascal – 4ª Semana da Páscoa

REFLEXÃO PASCAL –  IV SEMANA DA PÁSCOA

SÃO FONTES QUE NOS SUSTENTARÃO

A Quarta semana da Páscoa começa com o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. A Mensagem do Papa para este dia insiste na dimensão missionária de toda a VOCAÇÃO.

SAUDAÇÃO INICIAL

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

R. Amém. Aleluia. Aleluia.

P. Da Páscoa ao Pentecostes, caminhemos com Maria.

R. Aleluia. Aleluia.

P. Maria, guiai a nossa família, pelas fontes da alegria!

R. Aleluia. Aleluia.

Começamos esta quarta semana da Páscoa, celebrando o Dia Mundial de Oração pelas Vocações e, em Portugal, o Dia da Mãe. E estas duas dimensões, a maternidade e a vocação, andam sempre juntas. Lembremos as belas palavras do jovem profeta Jeremias: “O Senhor me chamou desde o ventre de minha mãe” (Jr 1,5). Quer a Igreja, nossa mãe, quer a mãe que nos deu à luz, são muito importantes, para nos conhecermos a nós mesmos e conhecermos a vontade de Deus a nosso respeito. Deus espera a nossa resposta, quando nos chama. Escutemos, de novo, um pequeno excerto do Evangelho do passado domingo.

ILUMINANDO COM A PALAVRA DE DEUS

Do Evangelho segundo São João (10, 7-10)

“Naquele tempo, disse Jesus: «Eu sou a porta das ovelhas. Aqueles que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo: é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância»”.

REFLETINDO OS MISTÉRIOS DO ROSÁRIO

P. Jesus, o Bom Pastor, que ressuscitou e deu a Vida por nós, é também a “Porta” pela qual entramos e somos salvos. Entramos por essa Porta da vida e do Reino, no dia do nosso Batismo. À porta da Igreja foi-nos perguntado o nome. E, deste modo, sabemos que Deus nos ama e nos chama pelo próprio nome. E nos faz sair ao encontro dos outros. A VOCAÇÃO é a nossa resposta a esta chamada de Deus, pelo nosso nome.

Os pastorinhos, mesmo sendo ainda tão crianças, foram capazes de escutar, de responder e corresponder à vontade de Deus, que lhes manifestava a Sua vontade através de Maria, Sua Mãe. Jacinta tinha um especial amor ao Santo Padre, e era capaz de rezar e oferecer sacrifícios por ele. Rezemos juntos em família, pelo nosso Pastor universal, o Papa Francisco, que vem, até nós, ao Santuário de Fátima. Que este acontecimento desperte em nós a generosidade e a prontidão de Maria em responder ao chamamento do Senhor.

Pai-Nosso

10 Ave-Marias

Glória

P. Maria, Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

R. Aleluia. Aleluia.

P. Guiai a nossa família, pelas fontes da alegria!

Rezemos pelas vocações

Pai de misericórdia, que destes o vosso Filho pela nossa salvação e sempre nos sustentais com os dons do vosso Espírito, concedei-nos comunidades cristãs vivas, fervorosas e felizes, que sejam fontes de vida fraterna e suscitem nos jovens o desejo de se consagrarem a Vós e à evangelização.

Sustentai-as no seu compromisso de propor uma adequada catequese vocacional e caminhos de especial consagração. Dai sabedoria para o necessário discernimento vocacional, de modo que, em tudo, resplandeça a grandeza do vosso amor misericordioso.