Início da Quaresma

Mensagem de dom Wladimir sobre o início da Quaresma

A Quaresma (do latim quadragesima) significa um tempo de 40 dias vivido na proximidade do Senhor, na entrega a Deus. Depois de ser batizado por João Batista no rio Jordão, Jesus se retirou ao deserto de Judá e jejuou durante 40 dias, preparando-se para anunciar o reino de Deus. Vivia no meio das feras, mas os anjos de Deus cuidavam dele. Preparando-se desse modo, Jesus assemelha-se a Moisés, que jejuou durante 40 dias no monte Horeb (Ex 24,18; 34,28; Dt 9,11 etc.), e a Elias, que caminhou 40 dias, alimentado pelos corvos, até chegar a essa montanha (1Rs 19,8). O povo de Israel peregrinou durante 40 anos pelo deserto (Dt 2,7), alimentado pelo Senhor.

A Quaresma é um tempo oportuno para revisitarmos a nossa condição batismal, o que implica guardar o tesouro da fé, que brota da obediência à Palavra de Deus. Portanto, sem verdadeira escuta das Escrituras, não é possível a fé. O próprio Deus que nos fala na Sagrada Escritura e igualmente na criação, na história, nos acontecimentos do dia a dia e, de modo especial, nas celebrações.

Tendo em vista que a Nova Evangelização passa pela ação missionária, é preciso juntar forças, unir-se na mesma ação, partilhando alegrias e desejos, e convidando também os “não batizados”, jovens e adultos, para uma preparação batismal.

Torna-se necessário também abraçarmos a Campanha da Fraternidade que aborda, neste ano, o tema da violência. A superação da violência pela via da fraternidade é requisito indispensável da vivência da fé cristã.

Meu irmão e minha irmã, participem ativamente de todas as celebrações do tempo da Quaresma, com o desejo de conversão e renovação batismal. Há sempre uma Igreja próxima de você.

Boa caminhada quaresmal! Deus abençoe você e sua família!

 

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias

Bispo Diocesano de Colatina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *