Homília de Dom Décio na celebração do DNJ 2014

Hoje nós celebramos a festa de Todos os Santos (…) talvez vocês hoje não entendam o que é ser santo, às vezes na cabeça da gente, a gente pensa assim: Santo é alguém privilegiado por Deus que agora aparece para nós como se um ser sobrenatural e nos esquecemos que todos eles (…) todos foram jovens como vocês hoje são jovens. (…) Somente diante do convite que Deus faz a vocês lembrem-se daquele jovem do Evangelho que chegou até Jesus e disse assim, que posso fazer para ter a vida eterna, a grande vida. Jesus disse (…) cumpre os mandamentos e o que que aquele jovem respondeu: eu já faço isso desde a minha infância e adolescência; então Jesus disse pra ele, se queres ser perfeito (…) vai e vende tudo o que tem dá aos pobres e vem e segue-me. O que aconteceu com aquele jovem? Abaixou a cabeça de saiu de fininho e o Evangelho diz que ele tinha muita riqueza.
O que é ser santo então? Esvaziar-se então dessa pretensão que a gente tem de si achar (…). Crer em Deus é o que nos sustenta, crer em Deus é que nos liberta, então somente na medida em que a gente reconhecer que nós somos totalmente dependentes do amor de Deus, que Ele não nos escraviza, e na medida em que nós jogamos nossas vidas na vida de Deus que se fez um de nós em Cristo Jesus, é que nós vamos nos libertando, é para liberdade que Cristo nos libertou. Na medida nós centramos nossa vida em nós mesmos, em nossa beleza, nossa posse, nosso ter em nossa inteligência ai nós vamos tornando escravos, vencendo diversas escravidões e Deus nos quer livres. Todos nós somos chamados a ser santos e santas e vocês já são santos, graças a Deus; cada santo e cada santa! (…) Santo que torce para o flamengo, santo que torce para o botafogo (…) santo que torce para o vasco, santo e santa que dança, que brinca, (…) que vai conversar num bar, santo e santa que (…) coloca em primeiro lugar somente Ele, mesmo quando dança, dança, brinca, trabalha, sabe que tudo isso só é possível porque existe um Deus que nos ama e Ele se fez um no meio de nós e por amor morre na cruz. Somente seguindo a Jesus Cristo é que nós somos libertos, então não tenham vergonha de ser santos. Ser santo não é ser esquisito não, por favor (…) ser santo é ser um jovem normal, que realiza o bem, é um jovem que constrói a justiça na sociedade, é um jovem que se compromete com sua comunidade. Esse jovem que segue a Jesus e deixa que Jesus reine em seu coração ele vai se tornando santo.
Não precisa ninguém dizer que você é santo não. (…) É só você proceder bem, agir bem é só agir com alegria, diz o Papa Francisco. A alegria deve invadir o coração e a mente daqueles que acreditam em Cristo. E o Papa diz: Tem muita gente cristã, católica que mais parece ter cara de funerária, triste, triste. Parece que não coragem, parece que não traz dentro de si essa alegria imensa de filho de Deus. (…) A segunda leitura da Carta de São João, nós somos chamados a sermos filhos de Deus e na medida (…) que nós vamos crescendo vamos manifestando a alegria de sermos filhos e filhas de Deus. O dom maior para nós é sermos filhos e filhas de Deus. Deixem que esta realidade tome conta do coração de vocês. Não desanimem não (…) nós precisamos hoje de vocês, vocês tem uma força enorme, através de internet, iphone, (…) tudo o que vocês sabem fazer (…) é tão bonito isso que vocês são capazes de comunicar com o mundo inteiro, mas comunicar com o mundo inteiro a alegria de ser cristão, de ser filho de Deus. Participem da Comunidade construam a Comunidade, vocês tem um jeito de diferente de ser faça valer isso. (…)
Na segunda leitura do Apocalipse o Anjo que vir ao mundo para destruir o mundo, mas Deus disse não! Deixa eu antes marcar aqueles que são escolhidos era uma multidão, marcados com o sinal da cruz. Nós somos marcados por uma cruz. Vocês entraram aqui com uma cruz da Jornada da Juventude, esta é a marca nossa, a marca de um Deus que é apaixonado por nós e para nos resgatar Ele morre na cruz para nos dar a vida e por isso nós cremos em Jesus, nesse crucificado, é claro que quando nós entregamos a vida em doação para salvar os outros, nós construímos para nós a vida plena, a ressurreição.
Gente! Vivemos um desafio muito grande nesse Brasil (…) é só abrir o jornal a cada dia, a gente se estarrece com situações terríveis, pessoas destruindo a vida por pouca coisa, ou entrando na droga. (…) Diante disso nós cristãos e cristãs sendo cada dia mais santos comprometidos com a justiça vamos construir um mundo novo. E vocês jovens podem fazer isso com toda alegria. Então, meus queridos jovens! Sejam santos, não precisam ser diferentes não, sejam santos e o que significa ser santo, é aquele que deixa a vida da santidade de Jesus tome conta do seu coração. Deixem que o Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade encha o coração de vocês, incendeie o coração de vocês, não sejam pessoas tristes, acabrunhadas, lutem, não queiram colocar-se no centro, o centro deve de nossa vida deve ser sempre Deus. Que (…) Maria nossa mãe querida, (…) a santa que recebeu em seu corpo o próprio filho de Deus, alimente em vocês de escutar a palavra de Deus e fazer com que ela perscrute, cresça em nós o jeito de ser de Cristo Jesus, nosso Senhor. Coragem, jovens queridos, coragem! Lutem para que o mundo seja diferente.
Ouvindo as bem-aventuranças, tudo aquilo que elas apresentam, parece diferente daquilo que o mundo apresenta, apresenta um jeito de ser que escraviza a gente, Jesus apresenta um jeito de ser que liberta a gente. Felizes os pobres, felizes os mansos, felizes os misericordiosos, feliz os promotores da paz, felizes aqueles que lutam pela justiça (…) felizes aqueles que fazem com a vida se torne um jeito de amar.
Deus abençoe a vocês jovens, sigam a Cristo Jesus, permaneçam na Igreja, fecunde essa Igreja para que Ela não se torne uma Igreja fecha em si mesma, mas uma Igreja evangelizadora. Que vocês jovens pelo fogo da juventude no coração e levem este fogo para todos os povos.

Um comentário sobre “Homília de Dom Décio na celebração do DNJ 2014”

  1. Dom Decio ador suas homilias. Sou da comunidade Nossa Senhora Auxiliadora no Confisco. preciso falar-lhe. Na verdade Aqui se tornou Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, dia 16 de Março faz um ano . Gostaria de convidar o Senhor para vir Celebrar conosco. Aguardo (031)3476-0502

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *