Carta ao Povo de Deus – sobre a 9ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Colatina, Setembro de 2015

Estimados irmãos e irmãs,

Saúde e Paz!

A presente carta inaugura os trabalhos da 9ª Assembleia Diocesana de Pastoral, cuja dinâmica tem início com a realização de assembleias em nível de paróquia e área, culminando com a assembleia diocesana, em agosto de 2016.

Temos o objetivo de sermos fiéis às decisões firmadas pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019. Este importante documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) indica em seu objetivo geral: “Evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa”.

As diretrizes recolhem a mais fina sabedoria do Papa Francisco que, em sua exortação apostólica Evangelii Gaudium, afirma: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar nas próprias seguranças”. (EV 49)

Estamos em tempo de Assembleia Diocesana! Tempo de avaliar a caminhada, contemplar as conquistas, aprender com os erros e planejar nosso futuro em direção a uma Diocese cada vez mais fiel às orientações da CNBB e do Papa Francisco rumo ao Reino de Deus.

Estamos em tempo de Assembleia Diocesana! Tempo de contarmos com a grande sabedoria do povo de Deus presente em nossas comunidades que, com vigor evangélico, mostra cada vez mais a importância de continuarmos sendo uma Igreja samaritana a serviço da vida.

Estamos em tempo de Assembleia Diocesana! Tempo de oração e trabalho na certeza de que toda dinâmica que reúne uma assembleia visa à continuidade da Diocese em seus mais de 25 anos de história e, ao mesmo tempo, visa também ao futuro de forma esperançosa para manter-se como Igreja fiel ao Evangelho de Cristo.

Estamos em tempo de Assembleia Diocesana! Tempo de contar com a colaboração dos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas e todo o povo de Deus que ama esta Igreja para que este momento faça crescer entre nós maior comunhão e participação, fortalecendo ainda mais nossa identidade diocesana.

Estamos em tempo de Assembleia Diocesana! Tempo de recolher experiências salvíficas da presença de Deus nas nossas comunidades, paróquias, áreas e nas mais diversas instâncias da pastoralidade diocesana.

Irmãos e irmãs, faço-me presente com meu coração de pastor com cada um de vocês e em todas as atividades que marcarão a realização da 9ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Acredito que este momento ajudará cada um a testemunhar com mais entusiasmo e convicção a fé e a não esquecer a força do Espírito Santo sobre cada um de vocês para que sejam testemunhas do Evangelho além-fronteiras (cf. At 1,8).

Que Nossa Senhora da Saúde, padroeira de nossa Diocese, ilumine com seu amor de mãe todos os nossos trabalhos em busca de uma Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa.

Em comunhão fraterna,

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias

Bispo Diocesano de Colatina

Um comentário sobre “Carta ao Povo de Deus – sobre a 9ª Assembleia Diocesana de Pastoral”

  1. Poderíamos dialogar acerca da criação de cursos teológicos, em cada Paróquia de nossa Diocese. Creio que seria para todos muito enriquecedor, principalmente para os novos ministros da palavra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *