Reflexão Pascal – 3ª Semana da Páscoa

São fontes que nos sustentarão

A Terceira Semana da Páscoa é dedicada à oração pelas vocações, que culmina no domingo seguinte. Mas o Evangelho do 3.º domingo reporta-nos à cena dos discípulos de Emaús, na tarde de Páscoa. Para afirmar a dimensão missionária da vocação cristã o Papa Francisco, na Mensagem para o Dia Mundial das Vocações de 2017, entre outros textos evangélicos, refere o caminho que Jesus faz com os discípulos de Emaús. Neste Evangelho, diz o Papa, “Jesus vem colocar-se ao nosso lado no caminho (…); nesta cena, temos uma autêntica e real “liturgia da estrada”, que precede a da Palavra e da fração do Pão e nos faz saber que, em cada passo nosso, Jesus está junto de nós”. Nesta semana pode-se realizar, em família, uma PEREGRINAÇÃO ao Santuário Diocesano em Ibiraçu.

SAUDAÇÃO INICIAL

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

R. Amém. Aleluia. Aleluia.

P. Da Páscoa ao Pentecostes, caminhemos com Maria.

R. Aleluia. Aleluia.

P. Maria, guiai a nossa família, pelas fontes da alegria!

R. Aleluia. Aleluia.

P. Estamos na terceira semana da Páscoa. O Evangelho deste domingo reporta-nos à cena dos discípulos de Emaús, na tarde de Páscoa. Na sua mensagem para o próximo Dia Mundial das Vocações, que assinalaremos no próximo domingo, o Papa refere este caminho que Jesus faz com os discípulos de Emaús. É um texto que bem vale a pena ler na totalidade (Lc 24,13-35). Mas, por agora, fixemo-nos na parte final. Escutemos.

ILUMINANDO COM A PALAVRA DE DEUS

Do Evangelho segundo São Lucas (24,33-35)

“Partiram imediatamente de regresso a Jerusalém e encontraram reunidos os Onze (Apóstolos) e os que estavam com eles, que diziam: «Na verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão». E eles contaram o que tinha acontecido no caminho e como O tinham reconhecido ao partir o pão”.

REFLETINDO OS MISTÉRIOS DO ROSÁRIO

P. Neste Evangelho, diz o Papa, “Jesus vem colocar-Se ao nosso lado no caminho (…); nesta cena, temos uma autêntica e real «liturgia da estrada», que precede a liturgia da Palavra e a liturgia da fração do Pão e nos faz saber que, em cada passo nosso, Jesus está junto de nós”. Por isso, propomo-nos valorizar a PEREGRINAÇÃO, como caminho da alegria, (cf. PDP 2016/17, pp. 39-40).

Pai-Nosso

10 Ave-Marias

Glória

P. Maria, Mãe da Saúde.

R. Aleluia. Aleluia.

P. Guiai a nossa família, pelas fontes da alegria!

R. Aleluia. Aleluia.

Rezemos pelas vocações

Pai de misericórdia, que destes o vosso Filho pela nossa salvação e sempre nos sustentais com os dons do vosso Espírito, concedei-nos comunidades cristãs vivas, fervorosas e felizes, que sejam fontes de vida fraterna e suscitem nos jovens o desejo de se consagrarem a Vós e à evangelização. Sustentai-as no seu compromisso de propor uma adequada catequese vocacional e caminhos de especial consagração. Dai sabedoria para o necessário discernimento vocacional, de modo que, em tudo, resplandeça a grandeza do vosso amor misericordioso.

Maria, Mãe e educadora de Jesus, interceda por cada comunidade cristã, para que, tornada fecunda pelo Espírito Santo, seja fonte de vocações autênticas para o serviço do povo santo de Deus. Amém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *