Pastoral da Educação

VAMOS CONHECER UM POUCO A PASTORAL DA EDUCAÇÃO DA DIOCESE DE COLATINA?
O QUE É?
De acordo com o Documento 47 da CNBB “Educação, Igreja e Sociedade”, a educação é condição básica para o desenvolvimento pessoal e o exercício da cidadania, tornando-se, assim, urgência nacional.
A Igreja, que recebeu de Jesus Cristo, Mestre do Amor e da Verdade, a missão de educar, sente o dever de contribuir para a superação dos desafios e a melhoria do sistema educativo de nosso país.
Nesse contexto, a Pastoral da Educação é a presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação, possibilitando, por meio de processos pedagógicos, dinâmicos e criativos, o encontro das pessoas com os valores do Reino de Deus. Trata-se, portanto, de uma reflexão e ação conjunta que questiona criticamente, à luz dos valores evangélicos, a Educação em si, os processos educativos e as estruturas das instituições e movimentos de Educação, bem como a vida e ação dos educadores: pais, professores, comunicadores, formadores de opinião e outros, pessoas que influenciam direta e indiretamente na formação humana.
Na Diocese de Colatina, a Pastoral da Educação trabalha em parceria com o setor educacional público (Prefeituras, Secretarias Municipais de Educação, Superintendências Estaduais de Educação) e privado (escolas católicas e instituições de ensino superior), contribuindo, assim, na formação inicial e continuada dos agentes educacionais que atuam/atuarão nas escolas do território diocesano.

OBJETIVOS
A Igreja, através da Pastoral da Educação, deu e dará prioridade à família, à infância e à juventude, à formação de comunidades e de lideranças. Isso, naturalmente, deve se realizar em conjunto com as Pastorais específicas que cuidam da: Família, Criança, Juventude, das comunicações, etc. Com elas, a Pastoral da Educação deve manter um diálogo constante. Ser cristão e construir o Reino de Deus requer um processo educativo para que as pessoas livremente assimilem, reconstruam e assumam a proposta de Deus no caminho para a felicidade. É por isso que a Igreja sempre deu grande importância à educação.

SEU VALOR
A Pastoral da Educação caminha guiada pela palavra do grande Educador e pedagogo Jesus Cristo, respeitando as individualidades, onde cada um tem o direito de ser o que é e, desse jeito, contribuir para o melhoramento de nossa sociedade. Agindo como filhos de Deus, nós temos o dever de cultivar a vida, fazendo-a florescer através de uma educação mais voltada para a formação do cidadão, e sempre iluminada pela luz que é a Palavra de Deus, além de encorajar os que assumem a vocação de educar, para que levem adiante seu árduo trabalho e se empenhem em oferecer os valores do Evangelho, na vasta rede de ensino oficial e particular.

O AGENTE
É importante lembrar que o agente da Pastoral da Educação deve caracterizar-se:
A) pela opção consciente por Jesus e seu Evangelho;
B) pela participação numa comunidade de fé;
C) pela abertura para a realidade social, eclesial e educacional;
D) pela busca de meios e caminhos para que os valores evangélicos penetrem nas estruturas sociais;
E) por um trabalho em conjunto com as demais pastorais;
F) pela opção pelos pobres e pela abertura aos movimentos sociais;
G) pela participação política, pois a educação é, por natureza, política;
H) por uma consciência eclesial e participação ativa e coerente na vida da Igreja;
I) por uma prática educativa transformadora, aproveitando os espaços já existentes e criando outros.

ORGANIZAÇÃO
A Pastoral da Educação conta com a participação de professores, pais, profissionais da educação, administradores de estabelecimentos de ensino, lideranças estudantis e comunitárias, agentes de pastoral e lideranças religiosas.

A equipe de coordenação deverá ter claro que:
A) A Pastoral da Educação não se reduz ao mundo da educação escolar, mas atua em todos os campos que influem na educação das pessoas;
B) O grupo de Agentes da Pastoral da Educação estará diretamente ligado à coordenação da Pastoral Orgânica e se reunirá para refletir sobre temas de educação e organizar ações concretas a serem realizadas.
C) Esclareça-se que os agentes da Pastoral da Educação não são apenas os professores, mas todos aqueles que zelam para que se dê ênfase à dimensão educativa em tudo o que é realizado na sociedade.

INICIAR A PASTORAL DA EDUCAÇÃO
A seguir, algumas pistas para organizar a Pastoral da Educação de forma mais sistemática e consciente:
A) Agentes convictos e conscientes de que a educação pode e deve ser um meio de evangelização e de construção do Reino de Deus;
B) Formação de grupos que reflitam sobre temas ligados à evangelização educadora;
C) Contato e comunhão com o Bispo e/ou o Pároco em vista da constituição de uma equipe de coordenação paroquial, diocesana ou regional;
D) Articulação das forças vivas da Igreja em prol da educação, em todos os seus níveis e modalidades;
E) Trabalhar para que, nas práticas da Igreja, se dê ênfase à dimensão educativa;
F) Multiplicar os Agentes da Pastoral da Educação que, num processo de ação-reflexão-ação, redefinam novos caminhos para a educação e para uma maior inserção cristã na história, no e através do mundo da educação;
G) Estabelecer parcerias com as escolas públicas e privadas da Diocese de Colatina.

AS ATIVIDADES DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO NA DIOCESE DE COLATINA
A) Atividades envolvendo a Campanha da Fraternidade: formações, seminários, caminhadas.
B) Momentos de Espiritualidade com Educandos, Pais e Professores: formação continuada de educadores, encontros pedagógicos, reunião de pais.
C) Momentos Celebrativos: Dia do Estudante, Dia do Professor, Ação de Graças, Procissão do Encontro (Paróquias da cidade de Linhares).
D) Missa do Dia do Professor: homenagem aos educadores.
E) Momentos Culturais: Feiras Pedagógicas, FITAC (Festa Itaguaçuense das Culturas).
F) Encontros Periódicos da Coordenação Diocesana: formação de agentes pastorais, planejamento de atividades paroquiais/municipais.
G) Participação nos Conselhos Municipais de Educação e Comunitários: parceria com o setor público, representatividade ativa nas reuniões dos conselhos de educação e comunitários.
H) Momentos Formativos: realização de palestras em escolas e paróquias, formação de professores de Ensino Religioso Escolar.
I) Encontro Anual com Gestores Educacionais: reunião com Secretários Municipais de Educação e Superintendentes Regionais de Educação.
J) Encontro Diocesano Anual: discussão de temáticas educacionais e pedagógicas importantes, com a participação de professores, catequistas, educandos, pais, lideranças religiosas e demais pastorais diocesanas.
K) Dia Municipal da Paz: evento realizado anualmente na Paróquia Cristo Rei, de Sooretama, em parceria com a Pastoral da Educação.
L) Romaria Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde: realizada anualmente, durante as festividades da padroeira diocesana (sábado que antecede o dia 21 de novembro).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– Conferência Nacional dos Bispos do Brasil / Educação, Igreja e Sociedade. Edições CNBB. 2005.
– Pe. Demétrios C. Oliveira, Assessor da Pastoral da Educação na Diocese de Barretos, SP.

ORAÇÃO DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO
Pai de todos nós, fonte de vida e sabedoria, pelo Divino Espírito Santo; acendei em nós o fogo do vosso amor, para que possamos crescer em ciência e sabedoria. Livrai-nos da influência de uma cultura superficial, violenta, sem ética, sem sentido. Ajudai-nos a organizar, nesta Pastoral da Educação, um grande mutirão a serviço da vida e da esperança, conscientes de que a educação é urgência nacional e que sem ela a sociedade não pode mudar. Pedimos a Deus um mundo sem ódio, sem exclusões, sem drogas, um mundo pleno de vida, amor, solidariedade e paz. Dai-nos a graça de sermos protagonistas da civilização do amor neste milênio, plenos de solidariedade e sadia convivência. Olhai por nós, Cristo-Educador, para que possamos, no mundo escolar, sermos porta-vozes de seu Evangelho! AMÉM.
ENCONTROS DIOCESANOS DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO – LINHA DO TEMPO

DATA TEMA ASSESSOR(A) LOCAL
07/10/06 OS DESAFIOS DO EDUCADOR NA PÓS-MODERNIDADE Professor João Batista dos Mares Guia Colatina
06/10/07 ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA – PROBLEMA OU SOLUÇÃO? Dom Filippo Santoro Colatina
27/09/08 ESCOLA: ESPAÇO PRIVILIEGIADO DA FORMAÇÃO E VIVÊNCIA DE VALORES Professor Antônio Carlos Gomes da Costa Linhares
26/09/09 VIOLÊNCIA NA ESCOLA Professor João Bosco de Castro Teixeira Itaguaçu
04/09/10 A PEDAGOGIA DO AMOR NA ESCOLA Professora Emília Cipriano Aracruz
24/09/11 EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE Professor Fernando Carraro Marilândia
11/08/12 EDUCAÇÃO, AFETIVIDADE E ESPIRITUALIDADE Professor Jorge Trevisol Colatina
17/08/13 ESCOLA: ESPAÇO DE RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E COMUNIDADE Professora Isabel Parolin Itaguaçu
16/08/14 EDUCAÇÃO E INCLUSÃO A SERVIÇO DA VIDA Professor Miguel Arroyo Itarana
15/08/15 “EDUCAÇÃO E CULTURA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS” Filósofa Viviane Mosé Ibiraçu

PROGRAMAÇÃO DIOCESANA PARA 2015
FEVEREIRO
01 – Celebração de Envio dos Educadores e Estudantes – Ano Letivo 2015
Local: Paróquias

MARÇO
14 – Encontro de Formação: “A Espiritualidade do Educador Cristão”
Local: Paróquia Santíssima Trindade – Linhares
Horário: 9h às 12h

19 – Dia da Escola
Local: Escolas da Diocese

22 – Dia Mundial da Água
Local: Escolas da Diocese

ABRIL
01– Seminário/Caminhada/Ato Ecumênico
Tema: “Religiões e Sociedade”
Local: Paróquias

18 – Dia Nacional do Livro Infantil
Local: Escolas da Diocese

28 – Dia da Educação
Local: Escolas da Diocese

JUNHO
13 – Encontro de Formação: “Planejamento do X Encontro Diocesano da P.E.”
Local: Paróquia São José – João Neiva
Horário: 9h às 12h

AGOSTO
11 – Dia do Estudante
Local: Paróquias

15 – X Encontro Diocesano da Pastoral da Educação
Tema: “Educação e Cultura: Desafios Contemporâneos”
Local: Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Saúde – Ibiraçu
Horário: 8h às 13h
OUTUBRO
10 a 12 – III EBRUC (Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos) e Fórum Nacional de Cultura da CNBB

15 – Dia do Professor
Local: Paróquias

NOVEMBRO
07 – Encontro de Formação: “Avaliação e Planejamento 2016”
Local: Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Catedral – Colatina
Horário: 9h às 12h

12 – Dia do Diretor de Escola
Local: Escolas da Diocese

14 – VI Romaria da Pastoral da Educação ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde
Local: Santuário Diocesano – Ibiraçu
Horário: 18h

26 – Dia Nacional de Ação de Graças
Local: Paróquias/Escolas da Diocese

Endereço:
Rua Adwalter Ribeiro Soares,, 279
Bairro:
Centro
Cidade:
Colatina
Estado:
Espírito Santo
Telefone:
(27) 3722-5198
E-mail:
[email protected]