São Sebastião

 No ano de 1920, iniciou-se o processo de ocupação das terras que hoje pertencem ao município de Governador Lindenberg, onde se localiza a Paróquia São Sebastião. Com a distribuição de lotes, muitas famílias, a maioria descente de italianos, foram beneficiadas e puderam, então, se instalar na região. No começo, essas famílias se reuniam nas casas para rezar, mas, com o passar do tempo, sentiram necessidade de se organizar melhor. Surgiram assim as primeiras comunidades, atendidas por padres passionistas e missionários que passavam pela região.

Aos poucos, foram surgindo grupos e congregações, que tinham uma participação ativa nas comunidades, como o Apostolado da Oração, a Cruzada Eucarística, a Liga Católica, a Congregação Mariana e os Vicentinos. Em 28 de outubro de 1955, o então bispo da Diocese de Vitória, Dom José Joaquim Gonçalves, decreta a criação da Paróquia São Sebastião, que até então pertencia à Paróquia São Domingos, da localidade de São Domingos do Norte. O cônego João Guilherme foi o primeiro pároco, trabalhando muito na construções e reformas de igrejas.

Nos dias 2 e 3 de agosto de 1958, acontece a inauguração da Igreja Matriz e da casa paroquial, que foram ampliadas, além da Praça da Matriz, com a presença do arcebispo de Vitória, Dom João Batista da Motta e Albuquerque. Em 1961, o cônego João Guilherme entrega a paróquia aos cuidados de padre Marcolino e, no mesmo dia, inaugura a sede da Congregação Mariana.

Em 1972, chega à paróquia o padre André Lepoutre, que trouxe as idéias de renovação propostas pelo Concílio Vaticano II. Porém, a novidade não foi bem aceita, principalmente pelos mais idosos. Foi preciso, então, a intervenção do bispo para amenizar a situação. A partir daí, uma série de párocos promoverão o desenvolvimento da paróquia, no que diz respeito, por exemplo, à formação do ministério leigo e à criação de pastorais. Trabalharam na Paróquia São Sebastião:

Frei Lauro
Cônego Maurício
Pe. Franco Monchiero
Pe. Maurício
Pe. Elias
Pe. Devaldo Lorençutti
Pe. Eraldo Cavichini Matos
Pe. Orlando Henrique de Meira
Pe. Zúlian Jorge de Miranda
Pe. Fabiano Venturotti
Erickson dos Santos (seminarista)
Davisson Rodrigues (seminarista)
Pe. Ilauzir Vieira da Rocha

Setor:
Área Pastoral do Café
Rua:
Praça Cônego João Guilherme
Bairro:
Novo Brasil
Telefone:
(27) 3744-3112
Cidade:
Governador Lindemberg
Estado:
Espírito Santo
E-Mail:
[email protected]
Cep:
29.724-000
Horários de Missa:
Sábado
19:00h
Padres: