São Roque

A região, onde hoje fica o município de São Roque do Canaã, recebeu, no final do século XIX, a visita dos primeiros colonos italianos, que desceram o Vale do Canaã, oriundos de Santa Teresa, e se fixaram às margem do Rio Santa Maria.

Esses imigrantes, que pertenciam à família Bosi, perderam-se na mata, depois de atravessarem o rio. Preocupado com a situação dramática por que passava, o grupo pediu à Nossa Senhora das Graças para encontrarem uma saída e prometeram que, caso o pedido fosse realizado, construiriam, no local, um oratório. A graça foi alcançada e, assim, em 1886, eles cumpriram a promessa. A primeira missa foi celebrada em 1888 pelo padre José Venditti. Hoje, o lugar abriga a Capela de Nossa Senhora das Graças.

Tempos depois, uma grave epidemia alastrou-se pela região. Mais uma vez, as famílias, movidas pela fé, começaram a fazer novenas e a pedir graças, desta vez, a São Roque, para que as livrasse do mal que se abatia. Em agradecimento pelo fim da doença e em vista de proteção em caso de futuras epidemias, entronizaram uma imagem do santo milagroso em um oratório, construído especialmente em sua honra. A primeira missa foi celebrada em 16 de agosto de 1889 pelo padre Remígio Pezottti.

O terreno, onde foi erguido o oratório, foi doado por João Dalla Bernardina e hoje abriga a Igreja Matriz da Paróquia São Roque. Criada oficialmente em 16 de agosto de 1954, a Paróquia São Roque recebeu como primeiro vigário o frade capuchinho Frei Rafael Maria de Mineo e como cooperador o Frei Marino de Sortino.

Setor:
Área Pastoral Linha Ita