São João Batista

Inicialmente, a paróquia recebeu o nome de Nossa Senhora da Penha e tinha como sede o distrito de Santa Cruz. A informação mais antiga, documentada em livro de tombo, é de 1849, quando era vigário o padre Manoel Antônio dos Santos Ribeiro.

Em 1950, por orientação do bispo do Espírito Santo, dom Luiz Scortegagna, a paróquia foi transferida para Sauassu, que ficava na região central do município, para onde seria também transferida a sede do lugar.

Sauassu passaria a se chamar Aracruz. O primeiro padre foi Arnoldo Avanza Castiglioni, que permaneceu na paróquia de 1950 a 1954. Em Sauassu, havia uma pequena capela cujo padroeiro era São João Batista. Portanto, com sua transferência para a sede do município, a paróquia passa a ter como titular o patrono da capelinha São João Batista.

O registro mais antigo da festa de São João Batista é de 1955. A atual igreja matriz começou a ser construída em 1953, sob coordenação do padre Arnoldo. A primeira missa celebrada na nova igreja, ainda não terminada, foi em 25 de dezembro de 1957. A obra foi concluída durante a administração do monsenhor Guilherme Schmitz, sendo a igreja consagrada no dia 25 de junho de 1972, pelo bispo do Espírito Santo, dom João Batista da Mota e Albuquerque.

A Paróquia São João Batista compreendia todo o território do município de Aracruz. Em 1996, por decreto do então bispo da Diocese de Colatina, dom Geraldo Lyrio Rocha, a paróquia foi desmembrada, criando assim a Paróquia Imaculada Conceição, em Coqueiral. Em 2005, por decreto do bispo atual, dom Décio Sossai Zandonade, outra porção foi desmembrada para formar a Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, com sede em Guaraná.

Em setembro de 2006, dom Décio também decretou a instalação da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada no bairro Bela Vista, em Aracruz.

Hoje, a Paróquia São João Batista é formada por 13 comunidades: São João Batista (Centro), Bom Pastor (Segatto), São Camilo (São Camilo), Imaculado Coração de Maria (Guaxindiba), São Pedro (Vila Nova), Santa Luzia (Vila Nova), Cristo Rei (Morobá), São Marcos (São Marcos), São Caetano (Pelado), São Francisco de Assis (Cupido), São Sebastião (Taquaral), Nossa Senhora da Conceição (Gimuhuna) e Nossa Senhora das Graças (Guanabara).

Conheça os padres que passaram pela paróquia:

De 1950 a 1954: Pe. Arnoldo Avanza Castiglioni
De 1955 a 1983: monsenhor Guilherme Schmitz