Santa Teresinha do Menino Jesus

UM POUCO DA HISTÓRIA

No dia 7 de setembro de dois mil e seis, as 18:00h na presença do povo de Deus, deu-se a instalação da paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, por nosso bispo diocesano dom Decio Sossai Zandonade na igreja matriz de São José Operário, Bº Bela Vista.

Nos dias 4, 5, 6 de setembro de 2006 acontecia o tríduo preparatório, com os momentos de orações para o grande dia da instalação.

Tendo, portanto como primeiro pároco padre José Mauricio de Araújo, religioso da Congregação dos Redentoristas.

A paróquia compreende os seguintes limites: ao limitar-se a com a paróquia de São Marcos de Ibiraçu, seguindo exatamente a linha divisória desse município com o município de Aracruz. A Leste limitar-se-á com a área urbana da paróquia de São João Batista na rodovia Luiz Teodoro Musso, até o trevo da praça da paz, passando pelo Rio Gimuna entre os bairros Segatto e bairro de Fátima, subindo imaginária pelo Sul até a comunidade de Pau Brasil; ao Sul, limitar-se-á com a paróquia de Imaculada Conceição de coqueiral de Aracruz; a Oeste limitar-se-á com o município de Fundão.

Fazendo parte dessa paróquia as seguintes comunidades: na época da instalação eram quatro urbanas, hoje são cinco devido a criação da comunidade Nossa Senhora de Fátima ( bairro de Fátima )

Ficou, portanto assim: Urbanas, comunidade Matriz São José Operário, comunidade São Judas Tadeu, comunidade Imaculada Conceição, comunidade Santa Rita de Cássia e comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Setor Rural: Santa Rosa de Lima, São Benedito (Biriricas), São Benedito (cachoeirinha), Nosso Senhora da Penha ( Grapuama), Sagrada Família ( Mucuratá II), Sagrado Coração de Jesus ( Mucutatá I), Nossa Senhora das Graças ( Boa Vista).

Hoje a paróquia é composta por 12 comunidades.

No inicio o padre José Valdecy ficou um tempo administrando a paróquia até que chegasse um pároco, nesse meio tempo passaram alguns padres que se dispuseram a contribuir, como Padre Paulo Dalbó e o Padre Roberto Carlos Rodrigues.

Assim dentre esses quase seis anos de paróquia passaram-se como párocos os seguintes padres: padre José Mauricio de Araújo (Administrador paroquial) e por último o Rvmº Padre Arthur Francisco Juliatti dos Santos, ambos fizeram um bom trabalho em especial na evangelização do povo de Deus.

Dando continuidade aos trabalhos pastorais está hoje o Padre Romildo da Silva de Almeida que exerceu ali seu diaconato durante os seis meses,  que após a sua ordenação presbiteral com a saída de padre Arthur foi então apresentado como Administrador paroquial no dia 05 de junho de 2011 às 19:00 na igreja Matriz São José Operário pelo nosso bispo dom Decio Sossai Zandonade na presença do povo.

Durante o ano de 2011 aconteceram muitos eventos na paróquia, como,o  retiro de carnaval dos jovens, as celebrações da semana santa, o tríduo pascal com uma linda missa na Ressurreição do Senhor no domingo de Pascoa, EJC, ECC, as festas juninas nas comunidades, a celebração eucarística de Corpus Christi, confraternização do dia do catequista, semana da família, a festa da padroeira Santa Teresinha do Menino Jesus que foi um sucesso, visita da imagem às comunidades da paróquia, o jantar em família organizado pela pastoral familiar que afinal foi ótimo onde contamos com a participação de mais de quinhentos casais, relembrando um pouco dos anos 70.

Setor:
Área Pastoral da BR 101 Sul