Sagrado Coração de Jesus (Catedral)

A história da Catedral teve seu início nos anos de 1950, como Matriz do Sagrado Coração de Jesus, quando era pároco o Cônego Geraldo Meyers. Teve como arquiteto o italiano Benedito Calixto – dele também é o projeto arquitetônico da Basílica Santuário de Aparecida. O templo passou por algumas reformas e tornou-se Catedral quando da instalação da diocese em Colatina com a posse de seu primeiro bispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, aos 15 de julho de 1990.

Terminada a grande reforma, quando era pároco o Monsenhor Rubens Duque, a Catedral celebrou no dia 20 de julho de 1997 sua dedicação com o título de Catedral do Sagrado Coração de Jesus. Nesse mesmo dia, foi realizada a Sagração do Altar sob o qual foram depositadas as relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque, Beato Cláudio de La Colombière, São Geraldo Magela, Santa Teresinha do Menino Jesus e dos mártires São Sebastião, Santa Inês e Santa Maria Gorete.

Há na Catedral uma cripta, onde os bispos são dignamente sepultados. Nela, foi autorizada a deposição dos restos mortais de Cônego Geraldo Meyers, pároco por longos anos e grande incentivador na construção do templo. A Catedral é cercada por belos vitrais. A qualidade do desenho das imagens e a extraordinária profusão de cores conferem a eles uma beleza sem par, tornando-os famosos no Brasil.

Capela de Nossa Senhora da Saúde
Em julho de 2007, Nossa Senhora da Saúde foi declarada Padroeira da Diocese de Colatina pelo Papa Bento XVI. Sua imagem foi abençoada pelo Senhor Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, diante de uma grande multidão de fiéis devotos, no Santuário de Ibiraçu, no dia 21 de novembro de 2008. No mesmo dia, a imagem foi levada para a Catedral de Colatina, onde foi coroada e entronizada numa capela especialmente construída. Nesse local, todos os dias, às 18 horas, reza-se o Santo Rosário.

Missa da Saúde
Conte um pouco sua história, suas alegrias e sofrimentos. Fale das graças recebidas por intercessão de Nossa Senhora da Saúde. Escreva seus pedidos. Faça sua oferta. No dia 21 de cada mês, na Missa da Saúde, seus pedidos serão levados ao altar. Tenha confiança! Nossa Senhora da Saúde intercederá por você e sua família.

Atualmente, a Catedral fica aberta ao público todos os dias, das 6 da manhã às 8 da noite

Fundada em 1927

Comunidades: 8 e 3 grupos de reflexão