- Diocese de Colatina - http://diocesedecolatina.org.br -

Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças

A Igreja Matriz da paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, antiga Capela de Nossa Senhora da Boa Família, é visita obrigatória para os turistas, por suas linhas arrojadas em estilo neogótico, com grandes e riquíssimos vitrais.

A data da construção da primeira capela, tosca de taipa, confunde-se com a fundação do povoado, hoje município de Itaguaçu (ES), entre os anos de 1875 e 1880, tendo sido Nossa Senhora da Boa Família consagrada como Padroeira da Vila.

A data de 16 de julho de 1951 ficará eternizada no calendário religioso de Itaguaçu, pois foi o dia em que o saudoso Dom Luiz Scortegagna, então bispo do Espírito Santo, lançou a pedra daquela que seria, mais tarde, a monumental Igreja Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.

A devoção a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, que começara a empolgar o coração de todos, fora iniciada por sugestão de Dom Luiz e adotada como “orago” da freguesia em 1937. Em 4 de abril de 1948, uma grande multidão recepcionou a primeira imagem da santa, que chegou à vila.

No dia 8 de dezembro de 1953, Dom José Joaquim Gonçalves, então bispo de Vitória (ES), criava a Paróquia de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Estimulando o povo esse ato, Dom José iniciou um trabalho gigantesco em prol da construção da nova matriz: o grande Santuário de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, no Estado do Espírito Santo.

A noite de 31 de dezembro de 1955 também é histórica: na passagem do ano, foi celebrada a primeira missa dentro do novo Santuário de Nossa Senhora Medianeira. A antiga capela tinha sido derrubada e a nova matriz, ainda sem forro, com as paredes com tijolos a mostra e chão de terra batido, abrigava pela primeira vez o povo de Itaguaçu.

Horário de missa na Igreja Matriz: domingo, 7h e 19h; primeira sexta-feira do mês, 19h; dia 21 do mês, 18h

Horário de confissões: quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h; quinta-feira, das 9h às 12h

Atendimento da secretaria paroquial: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h