- Diocese de Colatina - http://diocesedecolatina.org.br -

O Bispo é pastor em Cristo

Foi com imensa alegria e satisfação que aceitei o chamado do Santo Padre Francisco,  nomeando-me Bispo Titular da Diocese de Colatina, no último dia 04 de março, quando completei 3 anos de ordenação episcopal.

Tenho consciência de que o Bom Pastor, aquele que dá a vida por suas ovelhas, de geração em geração, vai chamando, escolhendo ministros e concedendo, através do Espírito Santo, as graças necessárias para o exercício do ministério episcopal.

O Pastor dos pastores é o próprio Cristo.

Alguns anos atrás, ouvi do Santo Padre Bento XVI essas palavras encorajadoras dirigidas a dois novos bispos, e as guardei no coração, ¨ O bispo também deve ser um homem inquieto, que não se satisfaz com as coisas rotineiras deste mundo, mas segue a inquietação do coração;  deve ser um homem vigilante, que percebe a linguagem sutil de Deus e sabe discernir a verdade da aparência; deve ser repleto da coragem e da  humildade; deve ser capaz de ir à frente, indicando o caminho, seguindo Aquele que a todos nos precedeu, Jesus Cristo¨.

Louvo e agradeço o Senhor por me enviar em tão bela missão, para a qual me apresento como aquele que serve, confiando na assistência do Espírito Santo.

São conhecidos o entusiasmo e a vitalidade da caminhada eclesial que a Diocese de Colatina vem conquistando ao longo de seus 25 anos e mais particularmente agora, em pleno século XXI, experimentando os desafios de uma mudança de época, e as exigências de uma conversão pastoral.

Como Administrador Apostólico da Diocese de Colatina  desde 14 de maio de 2014, tomei conhecimento do Projeto Diocesano de Evangelização 2013- 2016, ¨Ser uma Igreja fortalecida na fé, samaritana e dinâmica na sua missionariedade, ad intra e ad extra, com lideranças renovadas¨ e agora, pela Graça de Deus, continuo  a fazer parte dessa caminhada, na esperança de evangelizar e servir, desejando exercer o meu ministério episcopal conforme o coração de Cristo.

Chego com o coração aberto e solícito para acolher a todos e saúdo como pastor e irmão: os presbíteros, diáconos, consagrados  e consagradas, seminaristas, leigos e leigas, autoridades constituídas, os irmãos de outras denominações cristãs e a todas as pessoas de boa vontade que procuram de coração sincero a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Coloco sob a proteção de Maria Santíssima, Senhora da Saúde, a missão a mim indicada, no desejo de servir, de forma inteira, ao Povo de Deus presente nesta Igreja Particular que aprendi a amar como Administrador Apostólico por 10 meses.

Envio a todos a minha bênção.

Dom Joaquim Wladìmir Lopes Dias

Bispo eleito da Diocese de Colatina/ES