O Bispo é pastor em Cristo

Foi com imensa alegria e satisfação que aceitei o chamado do Santo Padre Francisco,  nomeando-me Bispo Titular da Diocese de Colatina, no último dia 04 de março, quando completei 3 anos de ordenação episcopal.

Tenho consciência de que o Bom Pastor, aquele que dá a vida por suas ovelhas, de geração em geração, vai chamando, escolhendo ministros e concedendo, através do Espírito Santo, as graças necessárias para o exercício do ministério episcopal.

O Pastor dos pastores é o próprio Cristo.

Alguns anos atrás, ouvi do Santo Padre Bento XVI essas palavras encorajadoras dirigidas a dois novos bispos, e as guardei no coração, ¨ O bispo também deve ser um homem inquieto, que não se satisfaz com as coisas rotineiras deste mundo, mas segue a inquietação do coração;  deve ser um homem vigilante, que percebe a linguagem sutil de Deus e sabe discernir a verdade da aparência; deve ser repleto da coragem e da  humildade; deve ser capaz de ir à frente, indicando o caminho, seguindo Aquele que a todos nos precedeu, Jesus Cristo¨.

Louvo e agradeço o Senhor por me enviar em tão bela missão, para a qual me apresento como aquele que serve, confiando na assistência do Espírito Santo.

São conhecidos o entusiasmo e a vitalidade da caminhada eclesial que a Diocese de Colatina vem conquistando ao longo de seus 25 anos e mais particularmente agora, em pleno século XXI, experimentando os desafios de uma mudança de época, e as exigências de uma conversão pastoral.

Como Administrador Apostólico da Diocese de Colatina  desde 14 de maio de 2014, tomei conhecimento do Projeto Diocesano de Evangelização 2013- 2016, ¨Ser uma Igreja fortalecida na fé, samaritana e dinâmica na sua missionariedade, ad intra e ad extra, com lideranças renovadas¨ e agora, pela Graça de Deus, continuo  a fazer parte dessa caminhada, na esperança de evangelizar e servir, desejando exercer o meu ministério episcopal conforme o coração de Cristo.

Chego com o coração aberto e solícito para acolher a todos e saúdo como pastor e irmão: os presbíteros, diáconos, consagrados  e consagradas, seminaristas, leigos e leigas, autoridades constituídas, os irmãos de outras denominações cristãs e a todas as pessoas de boa vontade que procuram de coração sincero a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Coloco sob a proteção de Maria Santíssima, Senhora da Saúde, a missão a mim indicada, no desejo de servir, de forma inteira, ao Povo de Deus presente nesta Igreja Particular que aprendi a amar como Administrador Apostólico por 10 meses.

Envio a todos a minha bênção.

Dom Joaquim Wladìmir Lopes Dias

Bispo eleito da Diocese de Colatina/ES

9 comentários sobre “O Bispo é pastor em Cristo”

1. Aqui de São Paulo, onde resido, tive a oportunidade de ler e refletir,através da Internet, as palavras que Dom Joaquim Vladimir dirigiu ao povo da Diocese de Colatina, apresentando-se como seu novo Bispo.

O Apóstolo São Paulo em uma de suas cartas diz: “Sou o que sou pela graça de Deus”.

Peço então a Deus, que nunca deixe faltar a sua graça a Dom Vladimir, para que ele possa levar adiante a missão que lhe foi confiada. Missão sublime de ser um dos Pastores da Igreja Católica, Igreja que tem a Eucaristia, inigualável riqueza e fonte de graças, como centro da vida cristã. Que o “Fazei isso em minha memória”, não desapareça nunca da face da terra.

Parabéns, Dom Vladimir

2. Seja bem vindo, Dom Wladimir!
    A Diocese de Colatina te recebe de braços abertos!
    Deus nos abençoe e nos faça cada vez mais unidos em seu amor!
    Abraços…..

3. Marilza da Penha Mattos Tessarolo (R. do Sapé 24/12/2015 – Guaraná/Aracruza; ES)
    Seja bem vindo, Dom Wladimir!
    A nossa Diocese te recebe com carinho!
    Deus nos abençoe nessa jornada de fé e nos faça cada vez mais perseverante à busca Daquele que nos ensina o amor na convivência diária!
    Feliz Natal e um Abençoado 2016 para todos nós!!!
    Abraços!!!!

4. Meu coração se alegra cada vez que leio qualquer mensagem de nosso querido bispo Dom Wladimir,
    ele foi pároco em minha paroquia,tenho muita saudades aprendi muito com ele.

Dom Wladimir que Deus o abençoe sempre te guarde e proteja.

Meus parabéns a Diocese de Colatina não vai demorar para descobrirem a riqueza que vocês receberam de nossa igreja Católica Apostólica Romana.

Grande abraço Ivone victorino -Várzea Paulista

5. DOM wladimir , temos muito carinho pela sua pessoa pois todas as vezes que vem a linhares eu e minha familia fazemos questão de participar de suas miissas . E muito bom saber que temos pessoas como o senhor para nos guiar em nossa Diocese de Colatina ,e em nossas paróquias de linhares. Que o senhor continue nos ensinando esse amor fraterno. grande abraço. Rita,Paulo Marchiori e familia-linhares

6. Dom Wladimir que conheci um pouco antes de ele sair de Nossa Paróquia Senhora da Piedade de Várzea Paulista , mais pelo pouco tempo ele soube aquietar meu coração em um momento delicado de minha saúde, um servo de Deus de oração de muita paciência que Deus sempre o abençoe e o acumule de inúmeras bençãos e que Nossa Senhora sempre o cubra com seu manto sagrado, como disse minha amiga Ivone meus parabéns a diocese de Colatina pela riqueza que vcs receberam.

Um abraço forte Eliane de Várzea Paulista – SP