Espaço Vocacional

Caminho2

Saudações! Bem-vindo ao nosso Espaço Vocacional!

A nossa Igreja dedica-se com especial atenção às vocações. Seja ela a vida matrimonial, leiga, religiosa, sacerdotal, toda a Igreja se entende vocacionada e tem na missão de Jesus o sentido de cada vocação. O primeiro chamado, este no ventre materno, é a vida. Entendemos a vida como um dom gratuito do Deus amor que nos acolhe, nos ama e nos convida a sermos pessoas humanas enriquecidas pela dignidade de filhos de Deus.

Todo cristão é convocado a desenvolver este dom, assumindo sua vocação específica. E a Igreja conta com você, porque assim ela fica enriquecida, bela e se molda na diversidade de vocações e carismas que imprimem dinâmica à ação evangelizadora de cada comunidade de fé. Rezemos pelas vocações, rezemos por nossas famílias, por cada sacerdote, pelos religiosos, religiosas e incentivemos nossos jovens ao serviço ministerial da Igreja de Jesus. Ousemos no seguimento a Cristo Jesus. Ele é nossa força. Ele nos capacita em nosso “sim” ao seu chamado de amor.

Meu caro animador e animadora vocacional, tenha, neste espaço, o incentivo para seu trabalho vocacional. Aqui, você tem acesso a textos utilizados em nossas formações, materiais para seu trabalho pastoral e ainda poderá entrar em contato diretamente conosco. Se você, leigo e leiga, tem o desejo de entender melhor sobre sua vocação, procure-nos. Nossa Diocese se enriquece com sua valorosa colaboração de incentivo e oração pelas vocações.

Envie a sua mensagem para o nosso e-mail: [email protected]

Logo%20Sav

Pe. Marcelo Keller Santiago

Coordenação Diocesana da Pastoral Vocacional (PV) e Serviço de Animação Vocacional (Sav)

Conheça a nossa Escola de Capacitação para Animadores Vocacionais (Ecav)

Logo%20Ecav

É urgente hoje, em nossa Diocese, o cultivo de uma cultura vocacional. Para tanto, iniciamos este projeto de formação, criação e implantação das Equipes Vocacionais Paroquiais, que acompanham e são responsáveis diretamente, junto com o pároco, pela animação vocacional nos trabalhos pastorais em sua paróquia. Criamos, assim, a Escola de Capacitação para Animadores Vocacionais com o intuito de formar essas equipes, dar suporte e acompanhamento, com formações periódicas, seja em nível diocesano, de área pastoral ou na própria paróquia.

Trabalhamos temas como: Antropologia e Eclesiologia da Vocação, Itinerário Vocacional, Planejamento e Organização da Pastoral Vocacional e Serviço de Animação Vocacional, documentos e textos de cunho vocacional e temáticas bíblicas. Acima de tudo, procuramos ter um olhar de discernimento para nossa realidade na Igreja Particular de Colatina. Este espaço de formação e reflexão é nosso referencial para outros trabalhos vocacionais como o Acampamento Vocacional e os Encontros Vocacionais para jovens e adolescentes.

Conteúdos para seu estudo

Clique nos materiais disponíveis a seguir para se aprofundar em diferentes conteúdos ligados ao universo vocacional.

A vocação na vida da Igreja

Itinerário Vocacional

Pastoral Vocacional e pessoa humana