14 de Novembro de 2018

Missa e cerimônia marcam lançamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional

Publicado por Fonte: CNBB

A igreja matriz do bairro Espinheiro, em Recife (PE), acolheu, na segunda-feira, 12, a celebração e a cerimônia de lançamento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que acontecerá de 12 a 15 de novembro de 2020. O local escolhido remete ao sétimo congresso eucarístico, realizado em 1939, quando a capital pernambucana sediou pela primeira vez o evento. Na noite desta segunda-feira, foram apresentados o hino, a oração e a logomarca do CEN 2020.

A missa foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Antônio Fernando Saburido, e concelebrada pelo bispo auxiliar dom Limacêdo Antônio, o bispo emérito de Palmares (PE) e administrador apostólico de Palmeiras dos Índios (AL), dom Genival Saraiva de França, e padres da arquidiocese.

Em sua homilia, dom Fernando exortou todos a fazerem da comunhão um sacramento verdadeiro e eficaz de partilha. Mencionando o Evangelho de João, lembrou que o desafio é fazer com que o tema do Congresso não fique restrito na formulação simpática, mas se traduza realmente  em solidariedade e ajude a retomar a Eucaristia como fonte e estímulo à verdadeira partilha do pão, como a chamava o livro dos Atos dos Apóstolos. O metropolita salientou ainda a especial relação de carinho que dom Helder Câmara possuía pela Eucaristia: “Ele nunca aceitou separar Eucaristia da preocupação com a justiça social”, acrescentou.

O XVIII Congresso Eucarístico Nacional terá como tema “Pão em todas as mesas”, escolhido por inspiração no contraste social vivenciado no Nordeste e em especial, no Recife. O lema do Congresso é “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

Materiais

O hino do XVIII CEN foi criado pelo padre Josenildo Nunes, da diocese de Afogados da Ingazeira (PE). Já a logomarca, é de autoria das religiosas Pias Discípulas do Divino Mestre. A oração oficial foi elaborada pela comissão de Liturgia da arquidiocese de Olinda e Recife e consiste em instrumento de intercessão pelo êxito do Congresso, a ser rezada durante os dois anos que antecedem o evento.

A logomarca possui como elementos o Pão e o vinho, a comunidade em torno da mesa, a água do batismo e as pontes do Recife. “É uma síntese de tudo aquilo que o Congresso Eucarístico vem nos transmitir. Ela traz como seu ponto central a Eucaristia, que nos alimenta, que é pão partido e partilhado na vida do povo, no mundo, inserido em uma sociedade, em um meio que traz tão marcado por conflitos e situações diversas”, explicou irmã Paula Souza.

Preparação
O secretário geral do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, monsenhor José Albérico Bezerra, adianta que foram agendadas solenidades na data de 12 de novembro nos anos de 2018 e 2019 para justamente reforçar na memória dos fiéis a data da realização do evento. Segundo ele, agora é hora de “entrar em campo convidando o Brasil inteiro para participar do Congresso”.

A programação que tem sido preparada por todo o regional Nordeste 2 da CNBB promete “intensa atividade religiosa e litúrgica”. A abertura do Congresso será na Arena de Pernambuco, haverá a celebração da Primeira Comunhão Eucarística para crianças e adolescentes de todos os colégios e paróquias, também no estádio de futebol. Ocorrerão celebrações eucarísticas simultâneas presididas por bispos e arcebispos em todas as paróquias, basílicas e santuários no território da arquidiocese, Simpósios, exposição e feiras. O encerramento será na Praça do Marco Zero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *