06 de Junho de 2019

Vaticano cria novo organismo para acompanhar a Renovação Carismática Católica

A partir do próximo domingo (9/6), Solenidade de Pentecostes, tem início o trabalho do Charis, novo organismo que vai acompanhar as ações da Renovação Carismática Católica (RCC). Os estatutos da Charis apresentam três dimensões à luz da evangelização: a difusão do Batismo no Espírito Santo, a unidade dos cristãos e o serviço aos pobres.

Criado a pedido do próprio Papa Francisco, o Charis inaugura uma nova fase da RCC e estará a serviço da comunhão que reúne todas as realidades carismáticas da Igreja, sem que nenhuma delas predomine sobre as demais.

Trata-se de um novo reconhecimento eclesial dado à Renovação Carismática, após 52 anos de atuação. Apresentada como uma “corrente de graça”, a RCC é chamada a vivificar toda a Igreja. “Corrente de graça” também indica sua grande diversidade de componentes: são grupos de oração, comunidades, escolas de evangelização, ministérios, editoras e canais de televisão.

Como um organismo a serviço de todas as realidades da RCC, o Charis não exercerá nenhuma autoridade sobre ela. Cada realidade carismática permanecerá aquilo que é, no pleno respeito de sua identidade, e permanecerá sob a jurisdição da autoridade eclesiástica da qual depende. Cada uma, no entanto, poderá valer-se livremente, para o cumprimento de sua missão, de todos os serviços que a Charis proporcionar.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. O que é o CHARIS?

CHARIS é um novo corpo de serviço internacional para todas as expressões da corrente de graça que a Renovação Carismática é. CHARIS não é uma associação de fiéis ou uma federação de associações. É um serviço oferecido a todas as realidades carismáticas existentes.

1. O que significa CHARIS?

É a sigla para o Serviço Internacional para Renovação Carismática Católica. A palavra é grega e significa “graça” e “carisma”.

1. Como nasceu o Charis?

CHARIS nasceu da vontade do Santo Padre de que a Igreja tenha um novo serviço único que beneficie todas as expressões da Renovação Carismática Católica.

1. O que significa quando dizemos que CHARIS tem personalidade jurídica pública?

Personalidade jurídica pública significa que CHARIS é erigido pela Santa Sé através do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, por iniciativa dessas autoridades eclesiásticas, e que CHARIS atua em nome da Igreja em servir todas as expressões da Renovação Carismática Católica.

1. Isso significa que a Renovação Carismática adquire personalidade jurídica pública?

Não, isso não afeta o status legal ou canônico das diferentes expressões da RCC, portanto, elas não mudam seu status.

1. Todas as expressões devem aceitar este novo serviço?

Não, o CHARIS é um órgão de serviço, não uma entidade de governo.

1. Como as coisas seguirão adiante?

Em dezembro de 2018, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida erigiu o CHARIS e aprovou seus estatutos, que entrarão em vigor no próximo dia 9 de junho de 2019, na Solenidade de Pentecostes.