09 de Agosto de 2017

Universitários cristãos participam do 7º Encontro Diocesano da Pastoral Universitária

Publicado por

Dialogar sobre as múltiplas diferenças existentes na universidade e sobre como ser presença cristã nesse espaço desafiador. Esse foi o grande objetivo do 7º Encontro Diocesano da Pastoral Universitária, realizado no último fim de semana (5 e 6/8), no Instituto Espírito Santo de Inovação Social (Iesis), em Ibiraçu.

Compareceram dezenas de universitários e professores vindos das diversas instituições de ensino superior e paróquias da Diocese de Colatina. Em sintonia com o 4º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc), marcado para acontecer de 7 a 10 de setembro, em Manaus (AM), o tema discutido foi “Presença Cristã na Universidade: Pluralidade, Identidade e Diálogo”. A assessoria foi dada pelo professor Humberto Silvano Herrera Contreras, da Faculdade Bagozzi, de Curitiba (PR), e membro do Setor Universidades da CNBB.

Reflexões

Em suas intervenções, o assessor refletiu sobre os desafios da presença cristã no mundo universitário, ressaltando a importância da singularidade de cada um na convivência com as diferenças nesse universo plural que é a universidade. Segundo ele, os universitários cristãos precisam estabelecer diálogos constantes com o mundo moderno, sendo lideranças novas, verdadeiramente iluminadas pela fé e inseridas na sociedade com a força renovadora de Cristo.

A encíclica do Papa Francisco Laudato Si’, a espiritualidade cristã e a laicidade foram outros assuntos discutidos pelo grupo. A programação do encontro incluiu também momento cultural, via-sacra universitária e missa no Santuário Nossa Senhora da Saúde, presidida pelo bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *