21 de Dezembro de 2018

Tragédia ambiental: dom Wladimir presidirá missa em Regência

No dia 20 de janeiro de 2019, o bispo diocesano de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, presidirá uma missa na vila de Regência, litoral de Linhares. Foi justamente nessa localidade que a lama de rejeitos de minério desembocou, após contaminar a bacia do Rio Doce, de Mariana (MG) até a sua foz, no Espírito Santo.

Já se passaram três anos dessa que é a maior tragédia ambiental do Brasil, mas os problemas persistem. A pesca continua proibida na região. Com isso, a economia local, que vivia da pesca e do turismo, ainda não se recuperou. O desemprego cresceu e muitos trabalhadores não conseguiram retomar as funções que exerciam antes da tragédia.

A missa está marcada para as 18 horas, na praça da comunidade. A iniciativa é da Diocese de Colatina, em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens (Mab) e a Associação dos Pescadores local.

Após a celebração, haverá uma procissão luminosa e a leitura do 4º Manifesto Unidos pelo Rio Doce, lançado pela Diocese de Colatina para destacar o desrespeito que as pessoas atingidas diretamente estão sofrendo.

Uma banda de congo, tradicional na região, também se apresentará.

Imagem de Bernardo Coutinho

Um comentário sobre “Tragédia ambiental: dom Wladimir presidirá missa em Regência”