29 de Maio de 2019

Seminaristas Renildo e Carlos Daniel representam nossa diocese em evento regional

Os seminaristas Renildo Andrade Marim e Carlos Daniel de Souza Martins representaram a Diocese de Colatina na Formação Missionária para Seminaristas do Regional Leste 2, que aconteceu no último fim de semana (24 e 26/5), em Juiz de Fora (MG). Cerca de 60 seminaristas de diferentes dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo participaram desse encontro, representando 18 diferentes Conselhos Missionários de Seminaristas (Comise).

O tema abordado na formação foi “Batizados e Enviados: A Igreja de Cristo em Missão no Mundo”, inspirado no Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco, a fim de despertar a consciência da missão além fronteiras e retomar, com um novo impulso, a transformação missionária da vida e da pastoral. O assunto ficou a cargo do padre Antônio Niemiec, que é polonês e assessor da Pontifícia União Missionária. Também esteve presente em toda a formação o bispo de Guaxupé (MG) e referencial para a Dimensão Missionária no Regional Leste 2, dom José Lanza.

Renildo e Carlos Daniel com dom José Lanza

Nossos seminaristas com o Pe. Antônio Niemiec

“A formação foi muito rica. Percebemos que há muito o que fazer pelas pessoas que ainda não ouviram falar de Cristo. Além dos muitos conhecimentos adquiridos, das sugestões e conselhos práticos oferecidos, pudemos nos encontrar e partilhar experiências com irmãos seminaristas de diversas dioceses que também estão no caminho missionário, e ainda ficamos muito felizes por saber que a nossa diocese está caminhando conforme nos pede o papa: ‘uma Igreja em saída’, já que estamos vivendo o Ano Missionário Diocesano convocado por nosso bispo”, destacou o seminarista Carlos Daniel.

Para o seminarista Renildo, a formação foi uma experiência de aprofundamento na dimensão missionária. “A missão é um pilar importante para o nosso processo formativo de crescimento e amadurecimento. Para mim, missão é alegria, porque saímos de nós mesmos e vamos ao encontro do outro”, afirmou.

A Diocese de Colatina também estará representada no Congresso Missionário para Seminaristas, marcado para acontecer de 10 a 13 de julho, em Santo Antônio da Patrulha (RS). Nessa ocasião, nossa diocese será representada pelos seminaristas Renildo e Deivid José Langa Lopes.