26 de Fevereiro de 2019

Seminário Diocesano completa 25 anos de criação

Nesta terça-feira (26/2), a Casa de Formação Maria Mãe da Igreja, que fica na Serra e abriga o seminário da Diocese de Colatina, completa 25 anos de história. A casa foi, de fato, inaugurada no dia 26 de fevereiro de 1994, durante solenidade que contou com a presença do então arcebispo metropolitano de Vitória, dom Silvestre Scandian, que abençoou a construção. Uma missa foi presidida, na ocasião, por dom Geraldo Lyria Rocha, que era bispo de Colatina.

As comemorações pelas Bodas de Prata do seminário tiveram início na manhã desta segunda-feira (25/2), na sede do seminário, com missa presidida pelo bispo emérito de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade, e concelebrada por dom Geraldo, além de muitos padres que prestigiaram o momento. Entre os padres, havia ex-reitores como o padre Antonio Wilson Almança, que foi o primeiro reitor, monsenhor Rubens Duque, padre Marinaldo Serafim e padre Jésus Bento Fioresi. Seminaristas e propedeutas também participaram. Após a missa, o grupo realizou um momento de convivência.

Em sua homilia, dom Décio afirmou que “ter a sabedoria de Deus é deixar o coração ser preenchido pela santidade e a santidade deve ser acompanhada de obras”. “Somos todos chamados a ser santos e o seminário é o lugar que deve ter suas raízes na santidade, como uma árvore firme. O fundamento do seminário foi bom, o crescimento é bom. O tronco é forte e os frutos são colhidos desde o primeiro bispo de nossa diocese. Isso é sinal de que a árvore cresceu forte. Essa raiz de santidade deve nos levar a sermos missionários ardorosos e felizes”, destacou.

Dom Wladimir celebrará missa

As comemorações pelos 25 anos do seminário diocesano continuam nesta terça-feira (26/2). O bispo da Diocese de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, presidirá missa, às 19 horas, na presença de fiéis e dos membros dos demais seminários do estado. Será no seminário com transmissão ao vivo pelo Facebook (facebook.com/seminariommi). Durante essa missa, o seminarista Huezer Viganô Sperandio, do segundo ano de teologia, será admitido às Ordens Sacras, e os seminaristas Deivid José Langa Lopes e Hansmiller Nunes Gonçalves, do terceiro ano de teologia, juntamente com o seminarista Melquisedec Carlos Fardin, do quarto ano de teologia, serão instituídos ao Ministério de Leitor.

Revista comemorativa

Em abril, será lançada uma revista comemorativa pelos 25 anos do Seminário Diocesano e também pelos 20 anos da Casa de Formação Nossa Senhora Mãe dos Pobres, onde funciona o curso Propedêutico, em Colatina. A edição especial contará a história dessas duas casas de formação, apresentará os seminaristas, entre outros assuntos ligados à vocação. A distribuição será gratuita em todas as paróquias.

Depoimentos

Visite a página do seminário diocesano no Facebook e confira alguns depoimentos de padres que já passaram pela casa. Eles falam sobre suas experiências na época de seminário e agradecem as generosas orações e doações feitas em prol das vocações.

Um comentário sobre “Seminário Diocesano completa 25 anos de criação”

1. Sou grato pela Casa de Formaçao Maria Mãe da Igreja, aprendi muito no periodo que passei por lá. Hoje sou Anglicano, mas não perdia o carinho por esta família. Parabéns pelos 25 anos de existência. Deus seja louvado.