05 de Outubro de 2017

Secretários Paroquiais se encontram para formação

Aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro, no Instituto Espírito Santo de Inovação Social – Iesis, em Ibiraçu, o Encontro Anual de Secretários Paroquiais da Diocese de Colatina, com a presença de mais de 60 pessoas.

O encontro teve como foco o atendimento ao público e os trabalhos administrativos e pastorais, estudados por meio das palestras de: “Atendimento e Acolhida” (Luan Lions); “Nulidade Matrimonial” ( Brunella França); “Cúria Diocesana”, ( Pe Ernandes Samuel Fantin); “Contabilidade e Sistema Theós” (Carlos Alberto Luiz Correa);  “Comunicação”(Fernanda Farina) e por fim  “Motivação: qual é a fonte?” (Luciene Cavalheri). O estudo de cada tema possibilitou uma grande reflexão sobre a prática profissional de cada participante.

Além disso, o encontro foi também um  momento especial para interação e partilha de  experiências. Na sexta-feira à noite, aconteceu a apresentação cultural oferecida pelo Projeto Preservarte, de João Neiva.

Estiveram presentes também no encontro alguns padres, o ecônomo e o bispo emérito da diocese de Colatina.

O Sentimento que fica é a gratidão a Deus pela oportunidade de fazer parte desta família Mitra. De encontrar colegas especiais; de partilhar nossas alegrias; De surpreender como o colega Luan Laio Aguiar; De se encontrar com a palestrante Luciene Cavalheri…os meninos da contabilidade, Pe. Ernandes, Brunella França, e Fernanda Farina. Enfim tudo foi muito bom. Também não poderia de deixa de lembrar de Dom Décio, sempre muito atencioso conosco. A Alessandra e ao Ledesmar, nosso agradecimento! Vocês arrasaram! Parabéns a todos secretários e secretárias! (Luciana Andreia e Patrícia Bergamaschi – Secretárias da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Itarana)

Sábado dia 30, foi o dia dos (as) secretário (as), por isso, Ledesmar José Walger prestou-lhes essa homenagem.

Secretários

Que acorda, levanta cedo, caminha.

Sonha, chora rir e celebra. Quantos olhares tu tens

Que nada passa despercebido? Mulher de alma preocupada.

Concentrada. Retrata o encanto do mais belo amor

Apaixonada pelo ser e saber

Conhece as forma de ler e escrever

Num toque aponta o que escondido está

Revela aos nobres patrões a essência do ser

E o servir é algo cotidiano de ser feliz

Esconde o triste amargurar do dia

Traz a tona o brilho, sorriso alegre que a todos inebria.

Escreve cartas com letras douradas

Mesmo sonolentas das noites pedidas

Ao embalar os filhos que em casa fica.

Um e-mail que reclama, um telefone que chama, um whatsApp que alerta

Ela precisa entrar na conversa, dar repostas certas em perguntas incertas.

Ser psicólogas e até perdoar pecados.

Alguém descreve seu rosto às vezes como cansada e insegura

Mais ninguém lhes oferecem as mãos seguras para realizar com ternura

O embalar dos sonhos que todos procuram.

Essa mulher que anima tudo e descomplica a vida de tantos

Organiza tudo e que merece, portanto,

Um carinho, um abraço especial, por tudo que fez e faz.

Mas os homens secretários não fiquem com ciúmes não

São fortes e destemidos

Por isso nobres amigos

Deus sempre estará contigo

No trabalho e na missão.

Confesso que faltam palavras para parabenizar,

por todo o bem que faz.

Portanto, assim clamo ao Criador uma prece por vós,

Secretários (as) que Senhor embale cada um (a) no seu colo de Pai com seu Filho Jesus na unidade do Espirito Santo. Amém!