22 de Maio de 2018

Retiro reúne cerca de 50 educadores da Diocese de Colatina

Com o tema “Professor, Sal da Terra e Luz do Mundo”, a Pastoral da Educação da Diocese de Colatina reuniu cerca de 50 educadores em seu segundo retiro anual, ocorrido nos dias 19 e 20 de maio, no Instituto Espírito Santo de Inovação Social (Iesis), em Ibiraçu.

Com participantes vindos de diversas paróquias e escolas, o retiro foi conduzido pela diretora do Colégio Marista de Colatina, professora Maria Goretti das Neves Vieira Machado.

Mãe Educadora peregrina

O retiro teve início com uma celebração eucarística presidida pelo bispo emérito de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade, que, ao final, abençoou a imagem da “Mãe Educadora”. Doada pela Associação Nacional de Educação Católica (Anec), essa imagem percorrerá as escolas da Diocese.

Como foi

Professora Goretti, que assessorou o retiro, abordou o tema à luz da realidade escolar. “O professor precisa ser luz a ser consumida e sal para realçar a sua missão”, afirmou. Sua fala foi permeada por reflexões e dinâmicas.

À noite, o grupo participou de um lucernário, que é um momento de oração à luz de velas, sobre a criação do mundo, conduzido pela irmã Urânia Ferreira, do Colégio Passionista de Colatina. No dia seguinte, o grupo participou da missa solene de Pentecostes, presidida por dom Décio, no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde.

Ao final do retiro, a imagem da Mãe Educadora foi entregue aos representantes do Colégio Passionista de Colatina, iniciando, assim, a sua peregrinação pelas escolas da Diocese. Para o coordenador diocesano da Pastoral da Educação, professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, o retiro foi um momento especial de encontro, espiritualidade e convivência fraterna entre os agentes da Pastoral da Educação e oportunidade para expandir os trabalhos pastorais na Diocese de Colatina.

14 comentários sobre “Retiro reúne cerca de 50 educadores da Diocese de Colatina”

1. Mais uma vez Parabenizo ao Coordenador Diocesano da Pastoral de Educação, Anderson Mendes, por tamanha dedicação e organização!
    Tudo perfeito!
    Muito aprendizado!
    E a turma maravilhosa!

2. O retiro é incrível… acontece em um lugar maravilhoso IESIS muito bem estruturado e organizado. As dinâmicas pensadas com muito carinho e zelo. A palestra realmente enriquecedora e conduzida de forma muito leve. A sugestão para o próximo é que tenha mais palestras. Iniciar e terminar o evento com missa celebrada por Dom Décio é uma honra! Saio do retiro uma pessoa bem melhor que aquela que entrei.

3. Momento de profunda reflexão sobre os caminhos que devemos seguir para sermos sal da terra e luz do mundo. Parabéns a Igreja Católica nas pessoas de Dom Wladimir e Dom Décio por acreditar e incentivar a Pastoral da Educação. A você Anderson meus parabéns pela organização. Foi tudo perfeito. À Goretti meu abraço; falou com muita propriedade e conhecimento.

4. Foi com muita sabedoria a condução do II Retiro Diocesano da Pastoral da Educação pelo Coordenador Diocesano da Pastoral da Educação, Anderson Mendes e pela palestrante Goretti. Encheu os nossos corações 💕.

5. Um retiro de muita espiritualidade e fé na nossa Mãe Educadora que sempre intercede ao Pai para sermos “Sal da Terra e Luz do Mundo”. Com a palestra da querida Goretti, pessoa iluminada, com sábias palavras, saímos do encontro com os corações inflamados pelo fogo do Espírito Santo. Parabéns a todos os envolvidos!

6. O ll retiro da Pastoral da Educação foi perfeito uma espiritualidade grande. Já estou com saudades. Muito conhecimento

7. Apesar de não ter participado do retiro,acompanhei através das redes sociais esse encontro de fé e espiritualidade. Que todos nós, profissionais da educação possamos nos tornar a cada dia semeadores da palavra de Deus em nossas escolas e sermos Sal da terra e Luz do mundo em nossas comunidades.
    Parabéns a toda equipe organizadora desse evento marcante!Especialmente ao Anderson e ao nosso bispo emérito Dom Décio que sempre apoiou nossa Pastoral!

8. Retiro perfeito! Muitas bençãos e paz para os dias agitados que vivemos. Esse foi o meu 1°, mas espero participar de muitos. Agradecimentos a cada um que contribuiu. Obrigada Anderson.

9. O retiro foi iluminado, a organização perfeita, nos levou a percepção de como somos importantes, o Coordenador Diocesano é persistente, podendo dizer excepcional, a assessora Maria Goreti as palavras precisam ser descobertas ainda pra descrever, o quanto me emocionou a se colocar sem os sapatos diante do grupo, e o dinamismo foi lindo. Parabéns.

10. O retiro foi maravilhoso! Todas as atividades foram pensadas com muito carinho. Amei!! E, tenho certeza, que cada um que participou, saiu de lá mais edificado e com muito mais desejo de ser sal e luz em nossos espaços escolares, levando cada vez mais sabor e a esperança na construção de uma educação mais humanizada. Parabéns a todos!!! Já estamos com desejo de participar do III Retiro….kkkk