18 de Abril de 2018

Reta final da 56ª Assembleia da CNBB: projetos sociais e Amazônia em pauta

Encerra, nesta sexta-feira (20/4), a 56ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Porém, nestes dois últimos dias, há ainda muito trabalho a ser encaminhado. Continuam as sessões para votação de textos e a apresentação de informes importantes a respeito da caminhada da Igreja no Brasil. Em pauta estão assuntos como a Amazônia, a Semana Social Brasileira e o Grito dos Excluídos.

O bispo diocesano de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, está em Aparecida participando deste evento. Também participa da Assembleia o padre Roberto Marcelino de Oliveira, que é secretário geral do Regional Leste 2 (dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo).

Amazônia

A apresentação vai considerar duas linhas de trabalho: as atividades da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e a preparação para a Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada em outubro de 2019. O cardeal Cláudio Hummes preside a Comissão para a Amazônia da CNBB e está também na coordenação do conselho de preparação para o sínodo.

Semana Social e Grito dos Excluídos

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da CNBB é a responsável pela apresentação dos dois temas sociais do dia: a continuidade das Semanas Sociais e o Grito dos Excluídos. Dom Guilherme Werlang, bispo de Lages (SC), é o presidente da Comissão e deve trazer o assunto para o plenário da Assembleia.