12 de Março de 2018

Pastoral da Educação reúne seus coordenadores para articular ações

Publicado por

Os agentes da Pastoral da Educação da Diocese de Colatina se reuniram, no último sábado (10/3), em Colatina, para iniciar as suas atividades pastorais do ano de 2018.

Além de agentes vindos de várias paróquias, a reunião também contou com a presença de representantes das secretarias municipais de educação, superintendências regionais de educação, escolas católicas e instituições de ensino superior do território da Diocese de Colatina.

Na ocasião, o coordenador diocesano da Pastoral da Educação, professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, apresentou o cronograma contendo as atividades pastorais para 2018. Entre as ações planejadas estão momentos formativos, ato ecumênico da Campanha da Fraternidade, Dia do Estudante, Missa do Dia do Professor e Romaria Diocesana da Pastoral da Educação ao Santuário Nossa Senhora da Saúde.

Para o professor Anderson, a Pastoral da Educação precisa trilhar um caminho de construção de processos e não apenas de episódios. “Nossos agentes precisam ser presença viva nos diversos espaços, dando visibilidade à missão educativa, por meio do diálogo com a diversidade”, disse.

Durante a reunião, também houve um momento de formação com o tema “A Campanha da Fraternidade vai à Escola”, assessorado pelo professor Marcelo Ribeiro da Silva Filho, membro da Pastoral da Educação da cidade de Colatina.

Retiro e Encontro Diocesano

Dois eventos marcados para este ano tiveram destaque na reunião. O primeiro é o Retiro Diocesano para Agentes da Pastoral da Educação, marcado para acontecer nos dias 19 e 20 de maio, em Ibiraçu, com o tema “Professor, Sal da Terra e Luz do Mundo”. Mais informações serão repassadas em breve.

O outro evento é o 13° Encontro Diocesano da Pastoral da Educação, que ocorrerá em 22 de setembro, no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, e terá como tema “Acolhimento, Relações Humanas e Ética na Escola”. O palestrante será o professor e escritor Jorge Trevisol, que também tem formação em Teologia. Esse encontro conta ainda com o envolvimento ativo dos catequistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *