19 de Junho de 2017

Pastoral da Educação cria curso pioneiro para ajudar professores a lidar com problemas em sala

Publicado por

A Pastoral da Educação da Paróquia São Paulo Apóstolo, de Linhares, desenvolve um projeto pioneiro e importante para os educadores do município: a realização do curso “Todos por uma educação inclusiva”.

Essa iniciativa é coordenada pela professora Érika Duarte Baiôco, que é agente da Pastoral da Educação e observou os inúmeros desafios enfrentados pelos educadores ao lidar com situações adversas e de soluções complexas em sala de aula. Segundo ela, o curso oferecido é voltado, portanto, para discussões e orientações didáticas, pedagógicas, psicológicas e jurídicas, propondo possíveis soluções. A ação conta com a participação de professores, pedagogos, estudantes universitários e gestores.

O curso, que é caracterizado como formação continuada, teve início em março e segue até novembro deste ano. As aulas acontecem no salão paroquial, que fica no distrito de Bebedouro, são mensais e os alunos que concluírem o processo receberão um certificado validado por uma faculdade privada de Linhares.

 

Assuntos abordados

A terceira aula da formação foi realizada no último dia 7 de junho e teve como tema “Escola inclusiva”, assunto abordado pelo psicanalista especializado em hipnose clínica Emerson Fregona. O professor apresentou diferentes ferramentas que podem ser aplicadas em sala de aula para minimizar problemas, como canais de comunicação, interpretação linguística e corporal, oratória e coaching.

 

Até novembro, muitos temas interessantes ainda serão abordados: condições de aprendizagem e desenvolvimento de métodos educativos de compreensão e assimilação de conceitos e habilidades; situações didáticas de ensino (discussões, debates, seminários e conversação dirigida); adaptação ao mundo digital na atual conjuntura do educador X internet; e reconhecimento dos principais problemas de aprendizagem (síndromes e outros distúrbios de aprendizagem).

A Pastoral da Educação conta com a parceria de profissionais conceituados para garantir a excelência do curso, como psicólogos, advogados e representantes dos direitos humanos.

8 comentários sobre “Pastoral da Educação cria curso pioneiro para ajudar professores a lidar com problemas em sala”

  1. Tenho interesse..
    Ainda há tempo para eu ingressar nesse cursos.? Sou de Aracruz E atuo como professora de Educação. Especial em sala de recurso.atendendo alunos que já estão incluídos no ensino regular.
    Cont 027 999014543.

  2. Vivenciamos diariamente em sala de aula, situações que nos fogem o controle, não conseguimos (e não devemos conseguir mesmo ) resolver todos os problemas de nossos alumos. Isto nos frustra e por muitas vezes não conseguimos desempenhar com excelência nosso papel…

    Maravilhosos, ricos e proveitoso .. Assim que descrevo os nossos encontros…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *