05 de Julho de 2017

Paróquia de São Roque implanta projeto para restaurar relíquias centenárias

Publicado por

Os fiéis da Comunidade São Pedro, da paróquia de São Roque do Canaã, tiveram uma grata surpresa durante a tradicional festa de seu padroeiro: após um cuidadoso trabalho de restauração, realizado pelo artista Dande Neves, as imagens centenárias de São Pedro, Santa Teresinha do Menino Jesus, Nossa Senhora das Dores, Sagrado Coração de Jesus e Imaculada Conceição voltaram a ser expostas para veneração dos fiéis.

A explicação para a existência dessas relíquias está na história da Comunidade São Pedro, que foi fundada por volta de 1890 pelos primeiros imigrantes italianos que se instalaram na região. A planta da igreja foi trazida de Roma. Era um projeto bem elaborado, com fartura de detalhes, que foi colocado em prática na época. Hoje, o que se vê é uma igreja de grande beleza arquitetônica que permanece muito bem conservada.

 

A restauração das imagens históricas é resultado de um projeto da paróquia que trabalha para conservar o patrimônio artístico e cultural de suas comunidades. Já passaram por esse processo imagens das comunidades matriz, Santa Catarina, Santo Antônio (Tancredinho), Nossa Senhora da Penha (Tancredo), São Sebastião, Santa Rosa, Nossa Senhora do Brasil, Nossa Senhora do Bom Parto (Julião) e São Pedro. Todas essas peças foram restauradas com grande habilidade por Dande Neves, que é de Colatina e membro da Ordem Terceira Franciscana.

Além das imagens, foram restauradas, na Comunidade Matriz, mais de 30 peças litúrgicas centenárias que voltaram a ser utilizadas nas missas. Entre elas, encontram-se cálices, âmbulas, ostensórios, relicário, lavabo e quadros da via sacra. Os fiéis mais antigos, testemunhas oculares da história, têm se emocionam ao verem estas belas relíquias restauradas e de volta aos altares das igrejas.

3 comentários sobre “Paróquia de São Roque implanta projeto para restaurar relíquias centenárias”

  1. Linda iniciativa, pois isso demonstra o zelo do padre pelo sagrado e pela comunidade ensinando-os a cuidar das lembranças que é o que faz a história passar por gerações
    Parabéns Padre Adriano cuidadoso como sempre.

  2. Que maravilha fico muito feliz em ver a preocupação para com as peças que são para nós católicos símbolos sinais do amor de Deus manifestado na vida dos nossos santos padroeiros..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *