20 de Junho de 2018

Mater Christi oferece formação para cuidadores de crianças

Publicado por

Foi realizado, na última segunda-feira (18/6), no Centro de Atendimento Materno Infantil Mater Christi, um momento de formação para a equipe de trabalho, que contou com a colaboração da pedagoga e diretora do Colégio Marista de Colatina, Maria Goretti Machado.

Maria Goretti abordou o sentimento de amor próprio, autoconhecimento e usou dinâmica de grupo para realizar uma avaliação pessoal em relação à vida e à missão escolhida de cuidar do outro. Ela tratou também sobre as fases do desenvolvimento infantil e as situações que circundam a adolescência, deu dicas de atividades para serem realizadas com as crianças e adolescentes acolhidos para que possam, na vivência do acolhimento institucional, experimentarem momentos reparadores que os auxiliem a superar os traumas vividos pelas violências sofridas.

A assistente social Ana Paula Fonseca Costa, responsável pelas formações internas da instituição, relatou que, nos últimos anos, os cuidadores receberam informações relacionadas ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes. Contudo, ela destacou que é necessário ir além dos conhecimentos técnicos e oferecer a esses profissionais momentos de cuidados com eles mesmos. “É inegável que o cuidar é muito exigente e pode levar o cuidador ao estresse. Somos limitados, sujeitos ao cansaço e à vivência de pequenos fracassos e decepções. Precisamos ser cuidados, caso contrário, nossa vontade de cuidar se enfraquece”, observou Ana Paula.

O Mater Christi desenvolve um serviço de acolhimento institucional semelhante a uma residência. Acolhe crianças e adolescentes encaminhados pela Justiça da Infância e Juventude que se encontram afastados provisoriamente do convívio familiar. O público principal são crianças de 0 a 6 anos de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *