28 de Junho de 2018

Laudato Si’ completa três anos

Publicado por

A encíclica Laudato Si’, que trata do cuidado com o planeta Terra, a casa comum, completa três anos. Porém, as palavras proféticas do Papa Francisco continuam ainda hoje a ecoar nas igrejas, nas salas das paróquias, escolas, universidades e em eventos.

O texto, que fala do coração ferido do homem pelo pecado, mas também das feridas infringidas diariamente ao solo, à água, ao ar e aos seres vivos, interpela o comportamento de cada pessoa em relação à casa comum e soa como uma advertência para que a terra e seus recursos não sejam saqueados.

Por outro lado, a pergunta recorrente do Papa sobre o tipo de mundo que queremos transmitir em herança a quem vem depois de nós é um desafio explícito para mudar de rumo. De fato, Francisco está convencido de que as coisas podem mudar!

O pontífice não se cansa de expressar sua grande preocupação pelo futuro do mundo, ameaçado por uma catástrofe devido a interesses privados que prevalecem sobre o bem comum. Ele sinalizar a urgência de se tomar consciência sobre o estado de precariedade em que está o nosso planeta.

É dever de todo cristão católico tomar conhecimento das palavras do Papa, contidas, de forma tão clara, severa e reveladora, nesta encíclica. Não se trata de uma realidade distante da nossa! Pelo contrário! O texto aprofunda questões referentes a problemas muito próximos: mudanças climáticas, escassez de água, preservação da biodiversidade e crise ecológica.

Se você ainda não leu esse texto revelador, poderá fazê-lo agora. Clique aqui e conheça a Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *