19 de Dezembro de 2018

Jovens de Ibiraçu comemoram resultado do 1º EJC em Ação

A turma do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da Paróquia São Marcos, em Ibiraçu, realizou, no último dia 8 de dezembro, o 1º EJC em Ação, uma iniciativa que disponibilizou diversos serviços sociais, de saúde e entretenimento para a população local. Mais que isso! Para os jovens, essa foi a forma que eles escolheram para atender ao apelo do Papa Francisco que pede “uma Igreja em saída”.

A ação contou com o apoio do Encontro de Casais com Cristo (ECC), além de órgãos e profissionais da região. Foram mais de 90 voluntários atuando para garantir a organização e realização do evento.

Na área de saúde, o grupo contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiraçu, realizando mais de 100 atendimentos em aferição de pressão arterial, teste de glicemia (diabetes) e avaliação física com Cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC). Outro resultado muito significativo: com o apoio do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), mais de 60 pessoas realizaram o Cadastro de Medula Óssea.

Ao lado da Secretaria Municipal de Assistência Social de Ibiraçu, foram realizados também atendimentos para a Emissão de Carteira de Identidade (RG) e registro no Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social (CadÚnico). Foi oferecida ainda assessoria judiciária com a colaboração de advogados de Aracruz e Fundão.

Solidariedade, beleza e diversão

O 1º EJC em Ação também uniu beleza e solidariedade. Foram realizados mais de 25 cortes de cabelo, sendo que boa parte desses fios cortados serão destinados ao Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, que é referência no tratamento de câncer, para se transformarem em perucas. Ainda falando em cuidados pessoais e beleza, foram mais de 50 atendimentos em manicure e design de sobrancelhas.

Enquanto os pais aproveitavam os serviços oferecidos, as crianças se divertiram com recreação, pintura em papel, pintura facial, palhaços e orientações para saúde bucal. Teve até oficina de taekwondo, em parceria com a Academia Ritmus, de João Neiva.

Agradecimentos

O EJC agradece a todos os jovens que se colocaram à disposição em servir ao próximo, bem como os casais do ECC (tios) que também colaboraram intensamente para que o EJC em Ação acontecesse.

Agradecimento especial aos parceiros:

– Profissionais em cuidados pessoais e beleza, especialmente às profissionais do Salão da Luciana e às senhoras da Comunidade São Pedro (Palmeiras)

– Amigos colaboradores das comunidades da Paróquia São Marcos

– Secretaria Municipal de Saúde de Ibiraçu

– Secretaria Municipal de Assistência Social de Ibiraçu

– Secretaria Municipal de Educação de Ibiraçu

– Diretoria da Escola Daniel Comboni

– Servidores municipais da agência de treinamento da Findes (Sesi/Senai/IEL) – Gilberto Rosalém

– Servidores do Hemoes

– Advogados Dr. Gilcilei Rocha, Dr. Nathan Lino e Dr. Vitor Vaillant

– Academia Ritmus, de João Neiva

– Atletas do taekwondo e professor Daniel Farina