10 de Outubro de 2018

Igreja se prepara para a festa da padroeira do Brasil

A Igreja no Brasil vive a preparação para a Festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, que será celebrada nesta sexta-feira, dia 12 de outubro, feriado nacional. Neste ano, o tema da festa, em Aparecida (SP), é “Em Jesus, com Maria, restauramos a vida”, em comemoração pelos 40 anos do restauro da imagem original.

As paróquias da Diocese de Colatina estarão em sintonia com a Basílica Nacional de Aparecida nesta grande celebração. Em alguns locais, está havendo novena. Para saber a programação de sua comunidade, entre em contato com a secretaria paroquial.

História do encontro da imagem

No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades econômicas, saíram para pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço.

Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e a ação de Deus naquele singular evento. Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904 e Padroeira do Brasil em 1930.

No ano de 2017, a Igreja no Brasil viveu o Ano Nacional Mariano em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem pelos pescadores. Durante esse ano especial, os fiéis também refletiram sobre o papel de Maria na vida da Igreja e sua entrega como a mãe que cuida e intercede com amor pelos seus incontáveis filhos.