29 de Abril de 2019

Igreja Matriz São Sebastião é reinaugurada com grande festa

No último sábado (27/4), toda a comunidade da Paróquia São Sebastião se reuniu para celebrar a reinauguração da sua igreja matriz, localizada no distrito de Novo Brasil, em Governador Lindenberg. Foram quase cinco anos de uma ampla reforma.

A missa foi presidida pelo bispo da Diocese de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias. Durante a celebração, dom Wladimir realizou a Dedicação da Igreja e a Consagração do Altar. Um momento de grande emoção para os fiéis que lotaram a igreja.

E a festa continua! Até 27 de abril de 2020, a comunidade vai se reunir para celebrar todo dia 27 do mês. E essas missas serão presididas por sacerdotes que fazem parte da história da paróquia, como dom Geraldo Lyrio Rocha e padre Zúlian Jorge de Miranda.

Detalhes da obra

O pároco da Paróquia São Sebastião, padre David Campos Maciel Neto, conta que, durante uma vistoria na igreja, observou muitos problemas na estrutura da construção, como cupim, madeira apodrecida, fiação antiga, infiltrações, goteiras e rachaduras, entre outras situações. Dessa forma, reuniu a comunidade que prontamente abraçou a iniciativa de revitalizar o templo.

Entre as principais obras empenhadas, destacam-se a substituição do telhado e do piso, novo projeto elétrico, reposicionamento das janelas, abertura de passagens para os fiéis dentro do templo, ampliação da sacristia, novo acesso para pessoas com deficiência, melhoria acústica, pintura, restauração das imagens, colocação de uma nova imagem do Cristo Ressuscitado no altar, instalação de sete vitrais criados sob medida, estrutura pronta para futura climatização, além da construção de banheiro, um pequeno auditório para 50 pessoas e almoxarifado.

A Igreja Matriz São Sebastião foi inaugurada em 1955, juntamente com a criação da Paróquia São Sebastião, e tem capacidade para acolher 300 pessoas sentadas. O projeto de revitalização leva a assinatura da arquiteta Kátia Pezzin. Padre David não contém a emoção ao falar dessa grandiosa obra que deixou o templo ainda mais bonito. “Não é uma conquista minha e sim de toda a comunidade. É uma vitória do povo! Graças a Deus! Essa obra levantou a autoestima dos fiéis, pois eles sabem, agora principalmente, que nós temos um patrimônio muito bonito”, enfatizou.