10 de Junho de 2019

Festa do padroeiro abrirá as comemorações pelos 70 anos da Paróquia São João Batista

A Paróquia São João Batista, de Aracruz, vive a expectativa da festa de seu padroeiro, que tem início no próximo sábado (15/6), com a celebração do primeiro dia da novena. Neste ano, o tema da festa está em sintonia com o Ano Missionário Diocesano, propondo o tema “Sou missionário – Ide e Anunciai” e o lema “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29).

O bispo emérito da Diocese de Colatina e reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, dom Décio Sossai Zandonade, é quem celebrará a primeira missa da novena, às 19 horas, na igreja matriz, que fica no centro da cidade. Nos demais dias, padres convidados vão presidir as celebrações.

Corpus Christi

O sexto dia da novena (20/6) coincide com a Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor, o Corpus Christi. Com o tema “Eis o pão da vida eterna! Vinde, adoremos!”, haverá missa às 9 horas da manhã com a participação das crianças e adolescentes que vão receber o Sacramento da Eucaristia, e também às 17 horas, sendo este última com procissão e bênção do Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro da cidade.

Dia de São João Batista

A Solenidade da Natividade de São João Batista, padroeiro da paróquia, acontece no dia 24 de junho, quando também é feriado no município de Aracruz. A festa marca a abertura das comemorações pelos 70 anos de criação e evangelização da paróquia. A primeira missa do dia acontece às 10 horas da amanhã com a catequese paroquial, a ser presidida pelo pároco, padre Antonio Luiz Pandolfi. Mais tarde, às 17 horas, a comunidade se concentra no parque de exposição da cidade, de onde irá partir uma carreata festiva pelas ruas com a imagem do padroeiro São João Batista. São esperados motoristas, cavaleiros, ciclistas e motociclistas. Ainda na concentração, todos os fiéis serão aspergidos e receberão uma bênção. A carreata termina próximo à igreja matriz, no centro, onde o bispo diocesano de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, presidirá uma missa solene, às 18 horas. “E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo” (Lc 1,76) será o tema da celebração.

Toda a comunidade é convidada a participar! Confira, a seguir, a programação completa.

15/06 – (sábado) – 1º Dia da Novena

19h – Missa na Abertura do Novenário do padroeiro São João Batista

Tema: De Zacarias e Isabel, o precursor do Salvador.

Intenção: Pela Família

Preside: Dom Décio Sossai Zandonade – Bispo Emérito

16/06 – (domingo) –2º Dia da Novena

19h – Missa no 2º dia do Novenário do padroeiro São João Batista

Tema: Em Maria e Isabel, o encontro daqueles que confiam nas promessas de Deus.

Intenção: Pelos jovens e adolescentes, estudantes, professores e profissionais da educação

Preside: Pe. Maurício Cordeiro Fornaciari – Paróquia Santíssima Trindade – Linhares

17/06 – (segunda-feira) – 3º Dia da Novena

19h30 – Missa no 3º dia do Novenário do padroeiro São João Batista

Tema: São João Batista, voz que clama no deserto por justiça e solidariedade

Intenção: Pelos profissionais da assistência social, atendidos, voluntários e colaboradores dos Projetos e Pastorais Sociais.

Preside: Pe. Márcio Moreira – Paróquia Santo Antônio – Sardoá – MG

18/06 – (terça-feira) – 4º Dia da Novena

19h30 – Missa no 4º dia do Novenário do padroeiro São João Batista

Tema: São João Batista: do amor verdadeiro a libertação

Intenção: Pelos trabalhadores, geradores de emprego e desempregados

Preside: Pe. Luismar Passareli – Paróquia São Pedro – Baixo Guandu

19/06 – (quarta-feira) – 5º Dia da Novena

19h30 – Missa no 5º dia do Novenário do padroeiro São João Batista

Tema: São João Batista, profeta da conversão.

Intenção: Pelas Vocações

Preside: Pe. Edgar Rigoni – Paróquia São Marcos – Ibiraçu

20/06 – (quinta-feira) – 6º Dia da Novena

SOLENIDADE DO PRECIOCÍSSIMO CORPO E SANGUE DO SENHOR – CORPUS CHRISTI

Tema: “Eis o pão da vida eterna! Vinde, adoremos!”

09h – Missa – sem procissão

17h – Missa Solene com Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento

21/06 – (sexta-feira) – 7º Dia da Novena

15h – Celebração com os Enfermos e idosos – Unção e Bênção da Saúde – Igreja Matriz

19h30 – Missa no 7º dia do Novenário do padroeiro São João Batista

Tema: São João Batista, profeta da verdade e da Luz

Intenção: Pelos enfermos, idosos e pelos médicos, profissionais e agentes de saúde.

Preside: Pe. SuderlanTozo Binda – Paróquia Imaculada Conceição – Coqueiral

22/06 – (sábado) – 8º Dia da Novena

19h – Missa no 8º dia do Novenário do padroeiro São João Batista

Tema: São João Batista, profeta e missionário para o Reino de Deus

Intenção: Por toda a Igreja e por seus pastores

Preside: Pe. David Campos Maciel – Novo Brasil

23/06 – (domingo) – 9º Dia da Novena – Liturgia da Vigília

19h – Missa no 9º dia do Novenário do padroeiro São João Batista

Tema: “Antes de te formar, eu te conheci, te consagrei e te fiz profeta das nações” (Jr 1,5)

Intenção: pelos membros das pastorais, equipes e movimentos da paróquia

Preside: Pe. Anderson Gomes – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Praia da Costa

24/06 – (segunda-feira) – SOLENIDADE DA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

Tema: Sou missionário – “Ide e Anunciai” (Mc 16,15)

Abertura das Comemorações dos 70 anos da Paróquia.

Lema: “E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo” (Lc 1,76)

10h – Missa com a Catequese Paroquial – Pe. Antônio Luiz

Intenção: Pelas crianças, adolescentes, catecúmenos e catequistas

17h – Concentração no Parque de Exposição – Bênção e início da carreata pelas ruas da cidade com a imagem de São João Batista (cavaleiros, ciclistas, motociclistas, carros enfeitados – bolas amarelas e brancas) – a aspersão dos veículos e dos motoristas será no início da concentração.

18h – Missa Solene – Bispo Diocesano

Intenção: Por nossa paróquia e pelo Município de Aracruz