10 de Julho de 2019

Festa da Penha deverá ganhar mais devotos em 2020

Publicado por

A Festa da Penha, que recebeu 2,5 milhões de pessoas em 2019, deverá ganhar a visita de ainda mais devotos em 2020. Essa é a expectativa após o dia da padroeira do povo capixaba, Nossa Senhora da Penha, ter se tornado feriado em todo o Espírito Santo, conforme sancionado pelo Governo do Estado. O feriado vai ser sempre na segunda-feira, oitavo dia posterior ao Domingo de Páscoa. No próximo ano, será no dia 20 de abril.

“Entendemos que este feriado estadual é mais um incentivo, a fim de favorecer uma maior participação na festa, sobretudo dos municípios do interior, além de fomentar a tradição e a cultura secular do nosso povo e a promoção do monumento mais visitado do nosso Estado, possibilitando novas oportunidades no campo do turismo religioso e, ainda, reforçando nossa identidade capixaba”, avalia o padre Renato Criste Covre, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória e membro da comissão central da Festa da Penha. Ele enviou uma carta ao governador Renato Casagrande, em nome da organização do evento, em agradecimento à decisão.

No interior, a notícia também foi recebida em clima de comemoração. O bispo da Diocese de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, acredita que o feriado vai aumentar progressivamente a participação dos romeiros de sua diocese na Festa da Penha. “Muitos não iam por causa do trabalho. A devoção a essa manifestação mariana é muito grande entre os 17 municípios que compõem a nossa diocese, tanto que muitas de nossas comunidades têm Nossa Senhora da Penha como padroeira. Não tenho dúvidas de que será uma oportunidade fundamental para a unidade eclesial em todo o Estado, uma verdadeira comunhão de cristãos”, avalia.

Dom Wladimir também completou: “O Dia de Nossa Senhora da Penha será mais uma ocasião para promover o encontro das pessoas com Deus por meio de Maria, sua mãe. O Estado do Espírito Santo apresenta altos índices de suicídio, feminicídio e também de assassinatos de jovens. A violência está por toda a parte. E Nossa Senhora, com seu grande coração, arrebanha muita gente para perto de Deus. A devoção e a fé melhoram a vida das pessoas, resgatam a espiritualidade, a cultura, a cidadania, o equilíbrio emocional e os valores humanos. Ao se aproximar de Deus, as pessoas encontram um sentido maior para suas vidas e a salvação”.

 

Festa da Penha

A Festa da Penha, maior celebração religiosa do Espírito Santo e terceira maior festa mariana do Brasil, atrai cerca de 2,5 milhões de pessoas. Um público que movimenta hotéis (a taxa de ocupação de 2018 ultrapassa a casa dos 40%), aquece o setor de comércio e serviços durante seus nove dias de realização e proporciona visibilidade nacional ao turismo capixaba.

O nível de satisfação dos frequentadores da festa chegou a 88,9%, segundo pesquisa realizada pela Prefeitura de Vila Velha em 2019, que indica ainda a participação de um público entre 35 e 64 anos em sua maioria. Outros indicativos apontam que os devotos em visita também aproveitam para conhecer outros pontos turísticos capixabas, incrementando esse setor no Estado.

Há valores, no entanto, imensuráveis como o reforço da identidade do Espírito Santo, o fortalecimento da tradição e da cultura local e o sentimento de pertencimento capixaba. Isso sem mencionar o principal que é a demonstração de fé e devoção à nossa padroeira, que tanto nos orgulha e nos define.

 

Informações da assessoria de comunicação da Festa da Penha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *