07 de Novembro de 2018

Dom Dario Campos é nomeado arcebispo de Vitória

Publicado por

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, nesta quarta-feira (7/11), duas alterações no episcopado brasileiro, ambas no Estado do Espírito Santo: o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por dom Luiz Mancilha Vilela e nomeou, como arcebispo de Vitória (ES), dom Dario Campos, transferindo-o da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES).

Dom Dario Campos é franciscano da Ordem dos Frades Menores. Nasceu em 9 de junho de 1948, em Castelo (ES). Sua ordenação episcopal foi em 26 de setembro de 2000, em Belo Horizonte (MG), após ser nomeado bispo coadjutor de Araçuaí (MG). Dom Dario tornou-se bispo titular em 2001, permanecendo até 2004 na diocese do norte de Minas, quando foi nomeado bispo de Leopoldina (MG). Ele tomou posse na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim no dia 10 de julho de 2011. Seu lema episcopal é “Nas tuas Mãos”.

 

Novo bispo emérito

Dom Luiz Mancilha Vilela é natural de Pouso Alto (MG) e completou 75 anos em maio de 2017, idade estabelecida pelo Código de Direito Canônico para a apresentação da renúncia por idade. O agora arcebispo emérito de Vitória também passou pela Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, assim como seu sucessor. Por lá esteve de 1986 até 2002. De 2002 a 2004, foi arcebispo coadjutor de Vitória, assumindo o governo arquidiocesano na sequência. O lema episcopal de dom Luiz é “Ut Pastor Pascet” (Como um pastor).

 

Saudação da CNBB a dom Dario Campos

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe, com fraterna alegria, a nomeação de dom Dario Campos, OFM, como arcebispo da arquidiocese de Vitória (ES).

O lema episcopal de dom Dario Campos, “Nas tuas mãos”, recorda da nossa filiação e entrega total aos planos de Deus.

Agradecemos a Deus a caminhada episcopal de dom Dario na diocese de Cachoeiro de Itapemerim (ES) e, em comunhão com as comunidades da diocese, desejamos um ministério episcopal fecundo na tonância da alegria do Evangelho, na unidade e partilha fraterna com o Povo que o espera na Arquidiocese de Vitória. Nossa Senhora da Vitória, padroeira da Arquidiocese o acompanhe no seu ministério episcopal: “Ave, ó mãe do Senhor e ave, vós todas santas virtudes infusas pela graça e iluminação do Espírito Santo nos corações dos fiéis, fazendo-os de infiéis, fiéis de Deus” (S. Francisco de Assis).

Acompanhamos dom Dario Campos com nossas orações pelos bons frutos no serviço evangelizador.

 

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário Geral da CNBB

 

 

Agradecimento a dom Luiz Mancilha Vilela

Prezado Irmão dom Luiz Mancilha Vilela,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) agradece o serviço que o senhor prestou como pastor à frente da diocese de Cachoeiro do Itapemerim (ES), como coadjutor e arcebispo da arquidiocese de Vitória (ES).

Somos gratos pelos serviços prestados à Igreja do Brasil por meio da atuação na dimensão missionária e na participação do Conselho Episcopal Pastoral da entidade.

O seu zelo pastoral está expresso em seu lema: “Como um pastor”.

O bispo emérito tem um importante papel na Igreja no Brasil, deixa o governo da Igreja local, mas continua na missão de ser sal e luz no meio do povo.

Manifestamos gratidão pelo seu trabalho e dedicação à Igreja.

Em Cristo,

 

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília-DF

Secretário-Geral da CNBB

 

 

Mensagem de Dom Dario Campos, Arcebispo Eleito da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, ao Povo de Deus da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Cachoeiro de Itapemirim, 07 de Novembro 2018

Caros irmãos e irmãs,

Paz e Bem!

O Senhor me trouxe para a nossa amada Diocese de Cachoeiro de Itapemirim há pouco mais de sete anos, um tempo de grandes graças e crescimento na Fé e no Discipulado Missionário. Com grande gratidão, eu reconheço o quanto o Senhor foi bondoso e quantos frutos pudemos colher juntos, nesses anos passados. Agradeço de coração a todos os sacerdotes que com disponibilidade, compromisso evangélico e grande alegria, sempre se dispuseram a assumir conosco o cuidado dessa Igreja Particular da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Agradeço aos diáconos pelo testemunho de Fé e serviço, bem como também, aos religiosos e religiosas, pela vocação e carisma, quem tanto nos enriquecem. Agradeço aos nossos seminaristas, pela abertura e disponibilidade para o caminho formativo, no intuito da descoberta e amadurecimento vocacional. Não posso deixar de dirigir uma palavra de agradecimento à todas as autoridades dos poderes constituídos, com as quais dialogamos e procuramos contribuir nesses últimos anos. Dirijo também minhas palavras de grande gratidão, aos leigos e leigas espalhados em nossas Comunidades Eclesiais de Base, sinais do Reino, chamados a ser Sal da terra e Luz do mundo.

Deus tem os seus caminhos e sempre devemos estar atentos aos apelos que Ele nos faz, algo que sempre desejei fazer, principalmente quando assumi o ministério episcopal, escolhendo para meu lema a seguinte frase: “Nas tuas mãos”. A nossa vida deve sempre estar depositada nas palmas das Mãos de Deus e, por isso mesmo, que aceitei com humildade e desejo de servir à Igreja, o pedido do Santo Padre o Papa Francisco, para ser o novo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória. Reconheço os grandes desafios que nos aguardam, mas, apoiado na graça de Deus, pois sem ela nada poderíamos fazer, assumo à missão a mim confiada.

Convido a todos a firmarem os passos na direção que nos tem apontado o Senhor, seja pela escuta atenta de sua Palavra, como também no acolhimento e na obediência ao Papa Francisco. Desejo também confirmar, ainda como bispo diocesano, o caminho de reflexão, animação e propostas pastorais, desse ano inteiro de Assembleia Diocesana, que terá a sua conclusão no próximo final de semana. A Assembleia Diocesana teve início no dia vinte e cinco de Fevereiro e será concluída nos dias nove à onze de Novembro de 2018. O caminho realizado em toda a Diocese, por meio dos encontros realizado nos Regionais, da reflexão nas Paróquias e nas Comunidades Eclesiais de Base, constitui um momento muito importante de nossa vida eclesial e aponta as linhas da pastoral para os próximos quatro anos. Sendo assim, reafirmo a importância desse espaço de reflexão e animação pastoral, confirmando a necessidade do empenho no processo da Assembleia Diocesana, de modo que toda a Diocese possa receber luzes para a sua ação evangelizadora, como uma verdadeira Igreja em Saída.

Por fim, peço, de todo o coração, as orações de todos vocês para esse novo momento do meu ministério episcopal a fim de que eu saiba reconhecer a voz de Deus e, com sabedoria e discernimento, sempre realizar o que Lhe agrada. Que a Virgem do Amparo interceda por todos nós ao Seu Filho e que São Pedro nos inspire nos caminhos da Fé, para que seguindo o seu exemplo, também nós sejamos verdadeiros discípulos missionários. Que venha sobre todos vocês a bênção e a graça do Senhor!

 

Dom Dario Campos, ofm

Arcebispo Eleito de Vitória

Um comentário sobre “Dom Dario Campos é nomeado arcebispo de Vitória”

  1. …Por fim, peço, de todo o coração, as orações de todos vocês para esse novo momento do meu ministério episcopal a fim de que eu saiba reconhecer a voz de Deus e, com sabedoria e discernimento, sempre realizar o que Lhe agrada…

    Dom Dario, que Deus o guarde , lhe dê muita saúde e paz e o conduza de acordo com suas palavras acima. Nunca nos tempos modernos ,em um mundo dominado pelo individualismo necessitamos tanto, da volta aos corações, dos sentimentos proféticos de amor ao próximo, que creio, como um dos fieis de Nossa Igreja, representar o desejo expresso por Cristo na divulgação do seu Santo
    Evangelho. Grande Abç!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *