- Diocese de Colatina - http://diocesedecolatina.org.br -

Diversão merecida: turminha do Mater Christi vai ao circo

As crianças acolhidas no Centro de Atendimento Materno Infantil Mater Christi, unidade da Cáritas Diocesana, fizeram um divertido passeio no circo que se apresentou em Colatina, no último dia 7 de abril.

Como o Mater Christi desenvolve um serviço de acolhimento institucional de crianças de até seis anos, a assistente social da entidade, Ana Paula Fonseca Costa Badiani, destaca que momentos de lazer favorecem a vivência fora dos muros institucionais, aproximando os pequenos de experiências sociais reparadoras que contribuem para a superação dos desafios oriundos do afastamento familiar e comunitário a que são submetidos.

[1] [2]

Ana Paula lembra que o lazer é estabelecido na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, ou seja, poder brincar e se divertir é um direito de todas as crianças e adolescentes. “Para tanto, Estado, família e sociedade desempenham papéis diferenciados, mas estratégicos, no sentido de garantir condições e oportunidades para que meninos e meninas exerçam o seu direito ao lazer”, destaca.

A assistente social informa ainda que especialistas apontam para a importância das brincadeiras já nos primeiros anos de vida, como forma de facilitar o desenvolvimento cognitivo, social, físico e emocional.