26 de Abril de 2018

O Regional Leste 2 da CNBB, que reúne as dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo, promoveu, de 20 a 22 de abril, a 25ª Assembleia Geral Ordinária e o Encontro Regional do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).

Os eventos ocorreram em Belo Horizonte (MG) e contaram com leigos de 21 dioceses, incluindo a Diocese de Colatina que foi representada pelo seu presidente do Conselho de Leigos, Tarcísio Bobbio, e pelos membros Marinês Anchesqui Bobbio, Joselita Morcelli de Castro e Marlene Magnago Bertolo.

A assembleia e o encontro foram uma oportunidade de animar o laicato que celebrou os 30 anos de organização e caminhada no Regional Leste 2, presente na construção de uma sociedade onde quer que o leigo seja protagonista da história da Igreja e também da sociedade, com ousadia, missão, alegria e esperança, sendo sal da terra e luz do mundo.

Assuntos em debate

A programação da assembleia e do encontro contou com momentos marcados por muita mística, celebrações e apresentação das ações desenvolvidas pelas dioceses presentes.

Os debates giraram em torno do Ano Nacional do Laicato e também do Documento 105 da CNBB: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”. Outro assunto importante foi o ano eleitoral e a missão de leigos e leigas nesse processo.

Eleição da nova presidência

Durante a assembleia, foi eleita a nova presidência do Conselho Nacional do Laicato do Brasil no Regional Leste 2. Confira os nomes:

Presidência

Leci Conceição (Arquidiocese de Mariana – Presidente)

Tarcísio Bobbio (Diocese de Colatina – Vice-Presidente)

Adriano Massariol Pacheco (Diocese de Teófilo Otoni – Secretário Geral)

Ana Adriana da Silva (Diocese de Caratinga – Secretário Adjunto)

Luiz Everaldo Bertholo (Diocese de São Mateus – Tesoureiro Geral)

Sônia Gomes de Oliveira (Arquidiocese de Montes Claros – Tesoureiro Adjunto)

Conselho Fiscal

Titulares

Genésio José de Lima (Arquidiocese de Belo Horizonte)

Leonardo Henrique Moura (Arquidiocese de Mariana)

Carlos de Jesus Silva (Diocese de São Mateus)

Suplentes

Maria Claret Martins (Arqudiocese de Montes Claros)

Joselita Morcelli de Castro (Diocese de Colatina)

José Marcos (Diocese de Teófilo Otoni)

Um comentário sobre “Diocese de Colatina marca presença na 25ª Assembleia Regional do Conselho de Leigos”

1. É sempre muito importante a participação dos leigos da diocese nestas atividades promovidas por este organismo que congrega e forma cristãos leigos e leigas com objetivo de buscar a participação numa igreja em saída. O CNLB é o nosso organismo, é um espaço privilegiado de formação e articulação para todo o laicato. Fico feliz em poder contar com o apoio da nossa diocese, nosso bispo dom Vladimir e o nosso padre coordenador de pastoral padre Miranda, Ledesmar e tantas outras pessoas que sempre dão a sua contribuição para o andamento deste processo de formação e amadurecimento dos leigos, especialmente neste ano que é dedicado ao laicato. Muito obrigado e queremos continuar contando com todas as forças possíveis para nos articular e atuar cada vez mais e melhor em nossa diocese de Colatina. Forte abraço a todos.